Superesportes

COPA DO BRASIL

Em busca de boa vantagem, Cruzeiro visita 'azarão' Murici-AL pela Copa do Brasil

Time celeste lida com gramado ruim no duelo de ida da terceira fase do torneio

Rafael Arruda
Time celeste lida com gramado ruim do Estádio José Gomes da Costa no duelo de ida da terceira fase - Foto: Campo do Murici de Alagoas/reprodução Facebook
Gramado irregular, campo acanhado e adversário disposto a aprontar mais uma zebra na Copa do Brasil. São esses os percalços que o Cruzeiro enfrenta nesta quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília), quando jogará contra o Murici-AL pelo duelo de ida da terceira fase da competição. O compromisso acontece no Estádio José Gomes da Costa, em Murici (município distante 48 quilômetros de Maceió), cuja capacidade é para menos de 4 mil torcedores. As equipes vão se reencontrar na próxima quarta, também às 21h45, no Mineirão.
Ainda que algumas circunstâncias deem ao adversário a possibilidade de sonhar, o favoritismo do Cruzeiro é inegável. Em 2017, os comandados do técnico Mano Menezes venceram 10 jogos e empataram um. O aproveitamento é de quase 91%. Contando o amistoso contra o Brasília, são 31 gols marcados e apenas sete sofridos. A equipe é segunda colocada do Campeonato Mineiro, com 13 pontos; lidera o Grupo C da Primeira Liga, com seis; e está “100%” na Copa do Brasil (vitórias sobre Volta Redonda, por 2 a 1, no Raulino de Oliveira; e São Francisco-PA, por 6 a 0, no Mineirão). De quebra, conta com o artilheiro Rafael Sobis, autor de quatro gols no torneio.

Os próprios jogadores cruzeirenses não escondem a obrigação de chegar a Alagoas e abrir vantagem no primeiro confronto. “A gente sempre vai preparado para o jogo, não importa o regulamento. Nesta fase volta a questão dos dois jogos e do gol na casa do adversário. Esse é o nosso objetivo: fazer gols fora e buscar a vitória”, declara o zagueiro Leo. “Todo mundo está ligado e concentrado em fazer um grande jogo e fazer um saldo (de gols) para trazer a decisão ao Mineirão”, acrescenta o meia Alisson.

Assunto amplamente discutido durante os últimos dias, o gramado do estádio José Gomes da Costa não é motivo de preocupação demasiada entre os celestes, que preferem destacar somente as qualidades do oponente. “A equipe deles avançou duas etapas na Copa do Brasil por mérito. Teremos dificuldades contra o time deles. Vamos focar neste jogo de quarta-feira para jogar ainda melhor do que atuamos na partida passada”, frisa o goleiro Rafael.

Thiago Neves, principal reforço para a temporada, deve voltar ao time nesta quarta-feira - Foto: Cristiane Mattos/Light Press/Cruzeiro
Como fechou o treino dessa terça-feira para a imprensa, Mano Menezes não divulgou a escalação do Cruzeiro para o jogo no Nordeste. Algumas situações, porém, foram desvendadas assim que o clube anunciou os 23 convocados. Permaneceram em Belo Horizonte para descanso o lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o armador Robinho – ambos titulares –, além do zagueiro Kunty Caicedo, do volante Lucas Silva e do atacante Raniel. Desta forma, os substitutos tendem a ser Fabrício e Thiago Neves, com Alisson mantido na equipe.

Murici-AL

Considerado “azarão” na Copa do Brasil por ter eliminado Juventude e América, dois clubes da Série B do Campeonato Brasileiro, o Murici-AL aposta suas fichas no torneio nacional, uma vez que começou mal o Estadual em Alagoas (é o quarto colocado entre cinco clubes no Grupo A, com uma vitória, três empates e quatro derrotas). O técnico Roberval Davino não contará com o lateral Sinval, suspenso após ser expulso contra o Coelho na fase anterior. O escolhido para substituí-lo é Patrick. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado nesta quarta, a diretoria do clube alagoano anunciou que os ingressos para o público feminino serão gratuitos.

MURICI-AL X CRUZEIRO

MURICI
Dias; Paulo Sérgio, Cláudio, Edson Veneno e Patrick; Edvaldo, Guêba, João Paulo e Deizinho (Paulo Victor); Alexandre (Alexsandro) e Katê. Técnico: Roberval Davino

CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Leo, Manoel e Fabrício; Henrique, Ariel Cabral, Thiago Neves e Alisson; Arrascaeta; Rafael Sobis. Técnico: Mano Menezes

Motivo: jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil
Estádio: José Gomes da Costa, em Murici-AL
Data: quarta-feira, 8 de março de 2017
Horário: 21h45
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (BF-RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (CBF-RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (CBF-RS)