Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

Cruzeiro cumpre objetivo, bate o América-TO fora de casa e alcança 10ª vitória em 2017

Com gol de Alisson ainda no 1º tempo, Raposa conquista mais três pontos

Tiago Mattar
Jogadores do Cruzeiro comemoram com Alisson (camisa 11), autor do gol da vitória sobre o América-TO - Foto: Leonardo Morais/Light Press/CruzeiroA rotina do Cruzeiro em 2017 segue inalterada: invencibilidade e resultados positivos. Neste domingo, o time de Mano Menezes dominou e venceu o América de Teófilo Otoni por 1 a 0, no Nassri Mattar. A nona vitória da equipe em jogos oficiais (décima no ano) saiu dos pés de Alisson, ainda na primeira etapa, depois de excelente assistência do atacante Rafael Sobis. Com o triunfo, esse sem o brilhantismo de outros nesse início de temporada, a Raposa alcança os 16 pontos e segue na caça do líder Atlético, que soma 18 pontos após vitória sobre o Villa nesse sábado.  
Após o jogo em Teófilo Otoni, o Cruzeiro segue na maratona de jogos que enfrentará até o início do próximo mês. Na quarta-feira, dia 8, o compromisso é pela Copa do Brasil, diante do Murici, em Alagoas. A delegação voltará para Belo Horizonte e treinará até terça-feira na Toca da Raposa II antes de seguir para o Nordeste.

Na sequência, a Raposa tem pela frente América (Estadual, 12/03); Murici-AL (Copa do Brasil, 15/03) Tombense (Estadual, 19/03); Joinville (Primeira Liga, 21/03), Uberlândia (Estadual, 26/03), Atlético (Estadual, 1º/04) e Nacional-PAR (Sul-Americana, 04/04).


O jogo

Atendendo ao pedido de Mano Menezes após a vitória por 2 a 1 sobre a Caldense, o Cruzeiro começou a partida diante do América com mais jogadores infiltrando na área adversária. Aproveitando a deficiência de marcação de Gleisinho, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa explorou as jogadas de linhas de fundo e proporcionou algumas chances. A principal para Alisson – que substituiu o poupado Thiago Neves –, logo aos 2’. O meia-atacante finalizou por cima do gol.

Outra novidade na escalação de Mano Menezes, o volante Lucas Silva também participou ativamente da criação das jogadas. Preciso nos lançamentos, encaixou bolas para Alisson e para o lateral-direito Ezequiel. Mas foi dos pés de Rafael Sobis que saiu o cruzamento mais certeiro da primeira etapa. Aos 30’, o camisa 7 encontrou Alisson, na pequena área, e o meia-atacante não desperdiçou desta vez, finalizando sem chances para Marcelo Carné. 0 a 1.

Ao contrário do que se esperava, o América-TO não buscou o jogo, mesmo atrás no marcador e na lanterna do Campeonato Mineiro, precisando do resultado positivo. Continuou fechado, com marcação organizada, mas sem finalizar ao gol de Rafael. A primeira tentativa da equipe mandante veio apenas aos 15’ da segunda etapa – impressionantes 60 minutos de jogos sem uma finalização sequer. O segundo chute foi o que levou mais perigo, aos 28’. Geovane fintou Kunty Caicedo e quase surpreendeu Rafael.

O Cruzeiro, por sua vez, seguiu tocando a bola, com quarteto ofensivo bem móvel, mas pouco contundente. A chance mais clara foi aos 23’. Com nova assistência de Sobis, a finalização de Arrascaeta parou nas mãos do goleiro Marcelo Carné, dono de excelente intervenção. Na busca desesperada para empatar, o América ainda chegou a assustar Rafael, mas o placar acabou mesmo com mais uma vitória da Raposa em 2017. 

AMÉRICA-TO 0 X 1 CRUZEIRO

América-TO
Marcelo Carné; Gleisinho, Vinicius Gaúcho, Diogo Rosa e Bruno Barros; Kalu, Matheus Gonzaga (Vitinho), Geovane e Leandro Cruz (Edinho); Pedrinho e Somália (Rogério Ávila). Técnico: Marcelo Buarque

Cruzeiro
Rafael; Ezequiel, Kunty Caicedo, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique e Lucas Silva (Ariel Cabral); Robinho, Arrascaeta (Thiago Neves) e Alisson (Ramón Ábila); Rafael Sobis. Técnico: Mano Menezes

Gol: Alisson (aos 30’1ºT)
Cartões amarelos: Vinícius Gaúcho e Kalu (América-TO)

Motivo: sexta rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni (MG)
Data e horário: 5 de março de 2017 (domingo), às 16h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA) e Marcos Vinicius Gomes (CBF)