Rafael; Ezequiel, Leo, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Thiago Neves; Arrascaeta e Rafael Sobis. O técnico Mano Menezes parece ter encontrado a escalação ideal do Cruzeiro para este início de temporada. É esse o time que vai enfrentar a Caldense na quinta-feira, às 20h30, no Mineirão, pela quinta rodada do Estadual. No Gigante da Pampulha, o clube celeste tentará a vitória para se manter próximo ao Atlético, líder isolado do Campeonato Mineiro.
No próximo compromisso, tudo está resolvido. Mano Menezes, porém, terá de administrar um “problema” no mês de março. Em 24 dias, a Raposa fará oito partidas (de 2/3 a 26/3). E aí entrará em ação a participação do elenco. A comissão tende a continuar revezando os jogadores. Em cada compromisso, uma formação distinta. Essa rotina faz parte do planejamento do clube em preservar a integridade física dos atletas e manter todos em plenas condições.
O discurso da rotatividade do grupo é adotado pelos próprios atletas. O uruguaio Arrascaeta afirmou que o trabalho de pré-temporada condicionou todos os integrantes da equipe a estarem em situação equilibrada. “Fizemos uma pré-temporada muito forte, muito boa, nos preparando para isso também”, disse o camisa 10, que ressaltou a necessidade de dar descanso a quem se cansar mais. “Teremos uma sequência de jogos muito intensa. Então, é seguir treinando forte como fizemos até agora. Depois, o Mano (Menezes) decide quem vai jogar e quem vai ficar de fora, porque nenhum atleta vai aguentar jogar todas as partidas”.
Na maratona de jogos, o Cruzeiro viajará para Alagoas, a 1.800 quilômetros de Belo Horizonte, para enfrentar o Murici pela terceira fase da competição. O time também voará em direção a Joinville-SC, que é um pouco mais perto (distância aérea de 870 km). Lá, pegará o Joinville pela terceira rodada do Grupo C da Primeira Liga, torneio no qual já garantiu a classificação para as quartas de final. No interior de Minas Gerais, a Raposa jogará pelo Campeonato Mineiro em Teófilo Otoni (450 km por rodovias) e Uberlândia (530 km por rodovias).
Essas idas e vindas proporcionarão oportunidades de jogo a atletas que não atuaram tanto em 2017, casos do lateral-direito Mayke, do lateral-esquerdo Fabrício, dos volantes Lucas Romero e Hudson e do meia-atacante Elber. Há também a possibilidade de Mano Menezes promover os retornos do goleiro Fábio e do zagueiro Dedé. O primeiro se recuperou de cirurgia no ligamento cruzado do joelho direito, problema que o deixou afastado dos gramados por seis meses. Já o segundo, que também teve o joelho direito operado (fratura na patela), não atua desde 28 de fevereiro de 2016.
Sequência de jogos do Cruzeiro
02/03 (quinta): Cruzeiro x Caldense – Campeonato Mineiro – Mineirão
05/03 (domingo): América-TO x Cruzeiro – Campeonato Mineiro – Nassri Mattar
08/03 (quarta): Cruzeiro x Murici-AL – Copa do Brasil (mando de campo a ser definido)
12/03 (domingo): América x Cruzeiro – Campeonato Mineiro – Independência
15/03 (quarta): Cruzeiro x Murici-AL – Copa do Brasil (mando de campo a ser definido)
19/03 (domingo): Cruzeiro x Tombense – Campeonato Mineiro – Mineirão
21/03 (terça): Joinville x Cruzeiro – Primeira Liga – Arena Joinville
26/03 (domingo): Uberlândia x Cruzeiro – Campeonato Mineiro – Parque do Sabiá
CRUZEIRO
Oito jogos em 24 dias: Cruzeiro se prepara para 'maratona' extensa no mês de março
Tendência é que o técnico Mano Menezes adote revezamento na equipe
postado em 01/03/2017 11:01 / atualizado em 01/03/2017 11:10