O discurso da rotatividade do grupo é adotado pelos próprios atletas. O uruguaio Arrascaeta afirmou que o trabalho de pré-temporada condicionou todos os integrantes da equipe a estarem em situação equilibrada. “Fizemos uma pré-temporada muito forte, muito boa, nos preparando para isso também”, disse o camisa 10, que ressaltou a necessidade de dar descanso a quem se cansar mais. “Teremos uma sequência de jogos muito intensa. Então, é seguir treinando forte como fizemos até agora. Depois, o Mano (Menezes) decide quem vai jogar e quem vai ficar de fora, porque nenhum atleta vai aguentar jogar todas as partidas”.
Na maratona de jogos, o Cruzeiro viajará para Alagoas, a 1.800 quilômetros de Belo Horizonte, para enfrentar o Murici pela terceira fase da competição. O time também voará em direção a Joinville-SC, que é um pouco mais perto (distância aérea de 870 km). Lá, pegará o Joinville pela terceira rodada do Grupo C da Primeira Liga, torneio no qual já garantiu a classificação para as quartas de final. No interior de Minas Gerais, a Raposa jogará pelo Campeonato Mineiro em Teófilo Otoni (450 km por rodovias) e Uberlândia (530 km por rodovias).
Essas idas e vindas proporcionarão oportunidades de jogo a atletas que não atuaram tanto em 2017, casos do lateral-direito Mayke, do lateral-esquerdo Fabrício, dos volantes Lucas Romero e Hudson e do meia-atacante Elber. Há também a possibilidade de Mano Menezes promover os retornos do goleiro Fábio e do zagueiro Dedé. O primeiro se recuperou de cirurgia no ligamento cruzado do joelho direito, problema que o deixou afastado dos gramados por seis meses. Já o segundo, que também teve o joelho direito operado (fratura na patela), não atua desde 28 de fevereiro de 2016.
Sequência de jogos do Cruzeiro
02/03 (quinta): Cruzeiro x Caldense – Campeonato Mineiro – Mineirão
05/03 (domingo): América-TO x Cruzeiro – Campeonato Mineiro – Nassri Mattar
08/03 (quarta): Cruzeiro x Murici-AL – Copa do Brasil (mando de campo a ser definido)
12/03 (domingo): América x Cruzeiro – Campeonato Mineiro – Independência
15/03 (quarta): Cruzeiro x Murici-AL – Copa do Brasil (mando de campo a ser definido)
19/03 (domingo): Cruzeiro x Tombense – Campeonato Mineiro – Mineirão
21/03 (terça): Joinville x Cruzeiro – Primeira Liga – Arena Joinville
26/03 (domingo): Uberlândia x Cruzeiro – Campeonato Mineiro – Parque do Sabiá