As estatísticas de Sobis na partida de quarta-feira contra o São Francisco-PA, pela segunda fase da Copa do Brasil, refletiram o padrão de jogo estabelecido por Mano Menezes em 2017. O atacante, que marcou quatro gols na vitória por 6 a 0 no Mineirão, acertou 41 passes - número superior ao do colega Arrascaeta (33). Conforme o mapa de calor do Footstats, Rafael Sobis teve a posse da bola em vários setores do campo (veja abaixo).
Constantemente, Mano Menezes é perguntado sobre a concorrência por posição entre Rafael Sobis e Ramón Ábila. Isso porque o argentino também apresenta bons números pelo Cruzeiro - seis gols em seis jogos em 2017 e 18 gols em 34 partidas desde que foi contratado, em junho de 2016. Na cabeça do treinador, por enquanto, Sobis está em vantagem pela titularidade.
“Estou pensando que vou mantê-lo se continuar fazendo gol. Por uma questão de lógica, (Rafael Sobis) vai disputar posição ali, jogando por dentro. Se for melhor, vai iniciar jogando e o outro tem que esperar, porque não tem lugar pra todo mundo”.
Rafael Sobis pelo Cruzeiro
2017: 7 jogos, 9 gols e 3 assistências
Amistoso: 1 jogo, 3 gols e 1 assistência
Campeonato Mineiro: 3 jogos, 2 gols e 1 assistência
Primeira Liga: 1 jogo, nenhum gol e nenhuma assistência
Copa do Brasil: 2 jogos, 4 gols e 1 assistência
2016: 28 jogos, 4 gols e 3 assistências
Campeonato Brasileiro: 22 jogos, 4 gols e 2 assistências
Copa do Brasil: 6 jogos, nenhum gol e 1 assistência