No Campeonato Mineiro, o time de Mano Menezes só volta a campo no dia 2 de março (quinta-feira), às 20h30, contra a Caldense, no Mineirão.
O jogo
Atraídos pela promoção de ingressos e principalmente pela estreia de Thiago Neves, os torcedores celestes compareceram em número razoável no Gigante da Pampulha (10.096 pagantes e 11.931 presentes). E logo aos 4min, o público soltou o grito após Rafael Sobis roubar a bola de Rodrigo Santarém e bater cruzado no canto esquerdo de Labilá: 1 a 0. Esse lance deu início ao massacre cruzeirense e à boa sintonia da dupla Sobis e Thiago Neves.
Thiago já poderia ter marcado seu primeiro gol em pouco mais de oito minutos em campo, mas o assistente Adailton Fernando Menezes, de maneira muito equivocada, assinalou impedimento de Arrascaeta, responsável por iniciar a jogada que terminou com finalização do camisa 30 para as redes. O uruguaio estava mais de um metro atrás do zagueiro Clayton He-Man, que lhe dava condições.
Mas o Cruzeiro não se importou muito com o erro e continuou em cima. Aos 17min, Diogo Barbosa tabelou com Ariel Cabral, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Robinho ampliar: 2 a 0. Foi o 500º gol em partidas disputadas no novo Mineirão (desde fevereiro de 2013).
No segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu a pressão e passou a se concentrar no toque de bola. Aos 19min, o técnico Mano Menezes promoveu a entrada de Alisson no lugar de Thiago Neves, que foi bastante ovacionado pelo público. Na sequência, o xodó da torcida Lucas Silva substituiu o capitão Henrique. Aos 31min, ele participou do sexto gol ao chutar bola de fora da área e acertar o travessão. Na sobra, Arrascaeta completou de cabeça para a meta: 6 a 0. O placar poderia ter sido mais dilatado, porém Alisson desperdiçou duas oportunidades claras e não conseguiu deixar sua marca.
Essa foi a maior goleada do Cruzeiro no Mineirão desde 2013, ano em que o estádio foi reaberto após passar por reformas de modernização visando à Copa do Mundo de 2014.
CRUZEIRO 6X0 SÃO FRANCISCO-PA
CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Leo, Caicedo (Manoel, aos 34min do 2ºT) e Diogo Barbosa; Henrique (Lucas Silva, aos 26min do 2ºT), Ariel Cabral, Robinho e Thiago Neves (Alisson, aos 19min do 2ºT); Arrascaeta e Rafael Sobis
Técnico: Mano Menezes
SÃO FRANCISCO-PA
Labilá; Diogo Silva, Charles, Clayton He-Man e Marcos Alemão; Rodrigo Santarém, Sousa, Murilo e Thiago Marabá (Heliton, aos 44min do 2ºT); Fábio Paulista (Thiago Floriano, no intervalo) e Anderson Bartola (Juninho, no intervalo)
Técnico: Walter Lima
Gols: Rafael Sobis, aos 4min, 21min, 26min e 36min, Robinho, aos 17min do 1ºT; Arrascaeta, aos 31min do 2ºT (CRU)
Cartão amarelo: Thiago Marabá, aos 36min do 2ºT (SFR)
Motivo: segunda fase da Copa do Brasil
Estádio: Mineirão
Data: quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Edson Antônio de Sousa (GO) e Adailton Fernando Menezes (GO)
Pagantes: 10.096
Presentes: 11.931
Renda: R$ 186.613,00