Oficializado pelo Cruzeiro em 5 de janeiro, Thiago Neves buscava condição legal de jogo há mais de um mês para começar a cumprir seu contrato, válido por três temporadas. Ex-time do meia, o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, não liberou a documentação necessária para o registro, uma vez que foi acionado na Fifa pelo jogador por falta de pagamento de salários referentes a outubro, novembro e dezembro de 2016. Nesse período, o meio-campista ficou afastado do grupo principal da equipe emiradense.
Sem a colaboração do Al Jazira, o Cruzeiro solicitou à Fifa o Certificado Internacional de Transferências (ITC) de caráter provisório para inscrevê-lo no BID, o que foi concedido pela entidade máxima do futebol nesta sexta-feira. Com o documento, o clube celeste já tem permissão para regularizar a situação de Thiago, embora siga buscando o certificado definitivo.
Mesmo longe dos gramados, Thiago Neves tem participado ativamente, desde o início da pré-temporada, dos trabalhos orientados por Mano Menezes e seus auxiliares na Toca da Raposa II. Em inúmeras vezes, foi elogiado pelo comandante pelo preparo físico e condições já ideais para a estreia com a camisa celeste. A expectativa é que o primeiro jogo seja na próxima quarta-feira, em confronto pela Copa do Brasil, contra o São Francisco-PA, no Mineirão.
Nas redes sociais, o meia buscou aproximação com a torcida celeste, sempre torcendo pelos companheiros em jogos no início de temporada. Mostrando entrosamento, ele comemorou, por exemplo, o último triunfo do Cruzeiro sobre o Volta Redonda, pela Copa do Brasil. “Boa Alinho, boa muleque”, vibrou ele com o gol de Alisson. Robinho também ganhou o carinho de Thiago depois do segundo gol celeste: “Vamo Robinho, golaço irmão!”, escreveu.