Superesportes

CRUZEIRO

Fifa libera, e Cruzeiro só aguarda BID da CBF para ter meia Thiago Neves à disposição

Principal reforço do clube para 2017, atleta deve ser regularizado até segunda

Tiago Mattar
Depois de liberação da Fifa, Thiago Neves só depende da Confederação Brasileira de Futebol para estrear - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PressO meia Thiago Neves, principal reforço do Cruzeiro para 2017, teve documentação liberada pela FIFA nesta sexta-feira. O clube celeste informou a novidade por meio de seu site oficial. Assim, ele já poderá ser inscrito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em seu Boletim Informativo Diário (BID), para estrear com a camisa celeste. A tendência e expectativa da diretoria é que até segunda-feira o jogador esteja regularizado e à disposição de Mano Menezes. 
Oficializado pelo Cruzeiro em 5 de janeiro, Thiago Neves buscava condição legal de jogo há mais de um mês para começar a cumprir seu contrato, válido por três temporadas. Ex-time do meia, o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, não liberou a documentação necessária para o registro, uma vez que foi acionado na Fifa pelo jogador por falta de pagamento de salários referentes a outubro, novembro e dezembro de 2016. Nesse período, o meio-campista ficou afastado do grupo principal da equipe emiradense.

Sem a colaboração do Al Jazira, o Cruzeiro solicitou à Fifa o Certificado Internacional de Transferências (ITC) de caráter provisório para inscrevê-lo no BID, o que foi concedido pela entidade máxima do futebol nesta sexta-feira. Com o documento, o clube celeste já tem permissão para regularizar a situação de Thiago, embora siga buscando o certificado definitivo.

Mesmo longe dos gramados, Thiago Neves tem participado ativamente, desde o início da pré-temporada, dos trabalhos orientados por Mano Menezes e seus auxiliares na Toca da Raposa II. Em inúmeras vezes, foi elogiado pelo comandante pelo preparo físico e condições já ideais para a estreia com a camisa celeste. A expectativa é que o primeiro jogo seja na próxima quarta-feira, em confronto pela Copa do Brasil, contra o São Francisco-PA, no Mineirão.

Nas redes sociais, o meia buscou aproximação com a torcida celeste, sempre torcendo pelos companheiros em jogos no início de temporada. Mostrando entrosamento, ele comemorou, por exemplo, o último triunfo do Cruzeiro sobre o Volta Redonda, pela Copa do Brasil. “Boa Alinho, boa muleque”, vibrou ele com o gol de Alisson. Robinho também ganhou o carinho de Thiago depois do segundo gol celeste: “Vamo Robinho, golaço irmão!”, escreveu.