Arrascaeta e Robinho foram os responsáveis pelas cobranças. O uruguaio tentou dez chutes e acertou dois deles. Cinco pararam na barreira, um passou por cima do gol, outro bateu na trave, e Lucas França fez bonita defesa no último tiro. O camisa 19 também testou a pontaria dez vezes: um gol, quatro por cima, três na barreira e uma defesa do goleiro. Ao lado, Thiago Neves, Raniel e Rafael Sobis treinaram finalizações de dentro da área. Destaques para força de Sobis e a precisão de Thiago Neves.
Na atividade tática, que antecedeu o treinamento de bolas paradas, Mano Menezes montou o time com Rafael; Ezequiel, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Alisson; Arrascaeta e Rafael Sobis. Ele pediu capricho com a penetração na área adversária. Manoel participou do regenerativo na academia com os jogadores que atuaram na vitória sobre a Chapecoense e sua escalação não é certa. A outra equipe, com sete jogadores, teve Lucas França; Lucas Silva, Dedé, Edimar, Fabricio, Thiago Neves e Raniel. Marcos Vinícius, ainda entregue à preparação física, foi uma espécie de curinga no trabalho, jogando em ambos os times.
Alguns jogadores que participaram do jogo dessa quinta-feira também desceram para o campo, mas fizeram trabalho recreativo. O futevôlei da Toca da Raposa II teve Kunty Caicedo, Mayke, Bryan, Hudson, Lucas Romero e Rafinha. Destaque para a dupla Bryan e Rafinha, que permaneceu por muito tempo vencendo os companheiros rivais. Nenhum deles deverá ser utilizado por Mano Menezes desde o início do compromisso deste sábado.
Klauss observador
Sempre presente nas atividades na Toca da Raposa II, o diretor de futebol Klauss Câmara fez um trajeto um pouco diferente nesta sexta-feira. Em vez de descer de sua sala e seguir direto para o gramado principal, onde Mano Menezes orientava atividade, o dirigente encostou na grade do campo ao lado e observou atentamente os trabalhos realizados por Judivan. Entregue à preparação física, o atacante tem expectativa de ser liberado em 2017 depois de um ano e meio sem atuar.
Embora a recuperação tenha apresentado muita evolução nas últimas semanas, a perspectiva mais recente do departamento médico do Cruzeiro é pela volta do jogador apenas no meio da temporada, em meados de julho. Judivan não disputa um jogo oficial desde junho de 2015, quando defendia a Seleção Brasileira Sub-20 e sofreu lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.