Superesportes

PRIMEIRA LIGA

Em noite de homenagens, Cruzeiro reserva recebe Chape para avançar na Primeira Liga

Equipes se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h45, no Mineirão

João Vítor Marques

Atacante Ábila terá mais uma chance para tentar reconquistar a titularidade no Cruzeiro - Foto: Juarez Rodrigues / EM / D.A.Press

A noite será de homenagens às 71 vítimas da tragédia aérea do avião que levava a delegação da Chapecoense à Colômbia para a final da Copa Sul-Americana, em novembro passado. Em campo, entretanto, o Cruzeiro mandará a equipe reserva para tentar conquistar a vaga antecipada na próxima fase da Primeira Liga. As equipes se enfrentam às 21h45 (de Brasília) desta quinta-feira, no Mineirão, pela segunda rodada da competição regional.
O técnico Mano Menezes priorizará o Campeonato Mineiro, torneio pelo qual o Cruzeiro enfrentará o Tupi, neste sábado. Por isso, os jogadores considerados reservas ganham nova chance. No último domingo, o time alternativo derrotou o Tricordiano por 2 a 1.

Homenagens

Mas além do jogo, a noite será especial no Mineirão. A Chapecoense disputará contra o Cruzeiro a primeira partida oficial do clube fora de Santa Catarina desde a tragédia.

E o clube catarinense será homenageado. Os donos da casa planejam entregar uma faixa com mensagens de apoio escritas por torcedores cruzeirenses, momentos antes do jogo contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro de 2016 - o primeiro das duas equipes depois da queda do avião. Além disso, a diretoria da Chape receberá uma placa da Raposa como tributo às vítimas.

"Sabemos que é uma situação especial. Independentemente disso, temos nossas metas, precisamos focar nisso, fazer o melhor e ganhar a partida", analisou Arrascaeta.

Mano manda a campo novamente um time alternativo; chances para Hudson e Mayke - Foto: Juarez Rodrigues / EM / D.A.Press
Cruzeiro

Nessa quarta-feira, Mano Menezes comandou o último treino antes do jogo da Primeira Liga. Em relação à equipe reserva que encarou o Tricordiano, duas alterações deverão ser feitas: Manoel volta ao time na vaga de Leo,  poupado, e Alex entra no lugar de Raniel.

O Cruzeiro terá, também, outras duas novidades para a partida. O volante Lucas Silva e o lateral esquerdo Fabrício aparecem pela primeira vez na temporada entre os jogadores relacionados. Os atletas ficarão como opções no banco de reservas.

O time celeste terá dois desfalques para o confronto. Em campo, o time não contará com Robinho, que foi expulso no clássico com o Atlético. Além dele, Mano Menezes não poderá ficar no banco de reservas. Ele também foi expulso na primeira rodada e cumpre suspensão. Quem vai comandar o time no duelo com a Chapecoense será Sidnei Lobo, auxiliar-técnico do clube.

O Cruzeiro vai a campo para manter 100% de aproveitamento na temporada. A equipe celeste ganhou os dois jogos que fez no Campeonato Mineiro (contra Villa Nova e Tricordiano), e estreou na Primeira Liga com vitória no clássico diante do Atlético.

Na liderança do Grupo C, com três pontos, o Cruzeiro busca a vitória diante da Chapecoense para garantir matematicamente a classificação à próxima fase.

Lucas Silva foi relacionado pela primeira vez, mas começará no banco de reservas - Foto: Juarez Rodrigues / EM / D.A.Press
Chapecoense

O elenco da Chapecoense está dividido entre o clássico contra o Avaí, pelo Campeonato Catarinense, disputado nessa quarta e vencido pelo time da capital por 3 a 0, e o jogo contra o Cruzeiro, nesta quinta.

Por conta do calendário apertado, o técnico Vágner Mancini optou por relacionar apenas jogadores das equipes sub-20 e sub-23 para a partida em Belo Horizonte. O time fez o último treino, nessa quarta, na Cidade do Galo, e será comandado por Emerson Cris, treinador que levou a Chapecoense às quartas-de-final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A Chapecoense estreou na Primeira Liga com um empate por 0 a 0, em casa, com o Joinville. Uma vitória diante do Cruzeiro mantém a equipe catarinense com boas chances de classificação às quartas de final da competição.

CRUZEIRO X CHAPECOENSE


Cruzeiro
Rafael; Mayke, Kunty Caicedo, Manoel e Bryan; Hudson, Lucas Romero, Elber, Alex e Rafinha; Ramón Ábila
Técnico: Sidnei Lobo

Chapecoense
Tiepo; Lucas Marques, Hiago, Vinicius e Busanelo; Lucas Mineiro, Scalon e Bryan; Lourency, Wesley Natã e Perotti.
Técnico: Emerson Cris

Motivo: Segunda rodada da Primeira Liga
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e hora: 9 de fevereiro (quinta-feira), às 21h45
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor e Júlio Cesar Espinosa de Freitas