“Tivemos uma queda significativa no número de sócios. Fechamos 2016 com 78 mil, mas iniciamos 2017 com vários cancelamentos. Perdemos cerca de 18 mil sócios. Nas nossas atualizações, devemos ter algo em torno de 60 mil”, disse o dirigente. No “Torcedômetro” do “Movimento por um futebol melhor”, o Cruzeiro caiu do sexto para o 11º lugar, com 27,8 mil sócios. De acordo com Marcone Barbosa, o site passa por atualização e em breve divulgará os números corretos.
A redução na quantidade de sócios obrigou o Cruzeiro a mudar as estratégias do programa. No ano passado, o clube chegou a oferecer o benefício de quatro ingressos extras com descontos para cada associado, independentemente da modalidade. Em 2017, porém, a promoção foi reduzida de maneira drástica. Atualmente, apenas o sócio cativo pode comprar um ingresso extra – e pelo valor integral. Marcone Barbosa explicou que muitos torcedores optavam pela compra dos bilhetes extras de um amigo associado em vez de aderirem ao programa.
“Conforme a regra do programa, cada torcedor só pode comprar um ingresso. No ano passado lançamos um pacote em que o sócio poderia adquirir ingressos adicionais com descontos. Essa promoção nos trouxe grande dificuldade em manter os sócios, então entendemos que o caminho era limitar a promoção para recuperar os associados. A gente entende que dessa perda passa pelo torcedor que, em vez de ser sócio, vai com um amigo (sócio) ou como carona de alguém para o estádio. O Cruzeiro quer privilegiar exatamente quem é o sócio, e não o amigo do sócio”, frisou Barbosa, dando a entender que a vantagem anterior só será retomada quando o clube julgar necessário. “O Cruzeiro vai voltar a fazer esses pacotes promocionais sim, mas quando entender que é interessante”, completou.
Na seção “Como Funciona” do site do programa, o Cruzeiro explica que “determinará, a cada jogo, a quantidade de ingressos que o sócio do futebol poderá comprar”. Nos casos de o clube disponibilizar mais de uma entrada para compra, os torcedores cadastrados são avisados por e-mail ou pelo aplicativo para celular. O contrato original, portanto, garante apenas a entrada do titular do cartão.
Essa decisão de reduzir o benefício para os sócios refletiu nas cadeiras do Mineirão no jogo de domingo, contra o Tricordiano, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. Na vitória cruzeirense por 2 a 1 – gols do atacante Ramón Ábila – somente 4.612 torcedores pagaram ingressos. A renda foi de R$ 108.204,00. “O jogo de ontem, por exemplo, caberia a promoção (de benefício de ingressos para os sócios). Mas estamos num momento do programa em que precisamos recuperar os sócios. A queda do número de sócios forçou o clube a tomar essas medidas. Acredito que podemos recuperar, pois o Cruzeiro tem perspectiva de fazer bom ano esportivo”, justificou Barbosa, que também falou sobre os motivos da redução de associados.
“Duas coisas influenciaram muito. O primeiro é o momento econômico do Brasil, em que muita gente perdeu emprego e crédito. A partir daí, todo mundo faz cortes. E o lazer é a primeira opção de cortes. O segundo foi o momento do time. Em 2015 e 2016 o time não foi bem. Esse conjunto de fatores contribuiu para a perda de sócios”.
Por ora, o Cruzeiro não cogita formular novas categorias de sócio, mas trabalha para deixar o programa mais atrativo. Em janeiro, por exemplo, apenas os clientes que estavam em dia com as mensalidades puderam acompanhar o jogo-treino contra o Brasília, no SESC Venda Nova, em que a Raposa venceu por 8 a 2. A entrada no local foi condicionada ao "pagamento de "Cruzeiros", que são os pontos do programa. Essa troca também pode ser feita por produtos licenciados e visitas à Toca da Raposa II.
Enquete
Reclamações da torcida
Os cruzeirenses que em 2016 eram acostumados a comprar ingressos para familiares e amigos naturalmente se mostraram contrários à redução dos benefícios. Muitos publicaram reclamações no Twitter mencionando o perfil oficial do clube (veja no fim da matéria):
PROMOÇÃO PARA OS SÓCIOS
Como foi em grande parte de 2016
Clientes cativos: com entradas asseguradas, podiam comprar de dois a quatro ingressos extras com 50% de desconto;
Cruzeiro Sempre: podiam comprar de dois a quatro ingressos com 50% de desconto;
Papafilas: podiam comprar de dois a quatro ingressos com 10% de desconto;
Time do Povo: podiam comprar até quatro ingressos pelo valor integral;
Como ficou em 2017
Clientes cativos: com entradas asseguradas, podem comprar apenas um ingresso extra pelo valor integral;
Cruzeiro Sempre: podem comprar um ingresso com 50% de desconto;
Papafilas: podem comprar um ingresso com 10% de desconto;
Time do Povo: podem comprar um ingresso pelo valor integral;
Valor da anuidade para novos sócios
Cativos:
Tríplice Coroa: R$ 2.460 e R$ 50 de adesão
Libertadores: R$ 1.800 e R$ 50 de adesão
Brasileiro: R$ 1.260 e R$ 50 de adesão
Supercopa: R$ 1.260 e R$ 50 de adesão
Recopa: R$ 1.080 e R$ 50 de adesão
Copa do Brasil: R$ 1.080 e R$ 50 de adesão
Não-cativos:
Cruzeiro Sempre: R$ 360 (sem taxa de adesão)
Papafilas: R$ 216 (sem taxa de adesão)
Time do Povo: R$ 144 (sem taxa de adesão)
Números estimados por categoria
Cativos: 10 mil
Cruzeiro Sempre: 43 mil
Papafilas Time do Povo: 7 mil
@Cruzeiro cadê os 4 ingressos por sócio?
%u2014 Marcos Sobis %u2606 (@Marcosfbio10) 7 de fevereiro de 2017
@Mayara_Coelho07 @juliocec61 @superrienatural @Cruzeiro problema do sócio é tratar torcedor como cliente e não como torcida.
%u2014 Alex Bastos (@alexbastos19) 7 de fevereiro de 2017
@Cruzeiro Venda de ingresso precisa ser revista. Não está privilegiando sócio.
%u2014 Wesley Santos (@wesleysantospl) 6 de fevereiro de 2017
Eu levo 4 amigos, pagando $20 cada.
Não levo um pagando $40.
@Cruzeiro Uma vergonha esses preços e não permitir que o sócio compre mais ingressos. Vocês sabem mesmo como incentivar os torcedores -.-
%u2014 Matheus Jr / C.E.C (@MatheusJr1990) 6 de fevereiro de 2017
sócio cs com direito apenas 1 ingresso? Me ajuda aí né @Cruzeiro
%u2014 Aline (@alineresendew) 6 de fevereiro de 2017