“Conforme a regra do programa, cada torcedor só pode comprar um ingresso. No ano passado lançamos um pacote em que o sócio poderia adquirir ingressos adicionais com descontos. Essa promoção nos trouxe grande dificuldade em manter os sócios, então entendemos que o caminho era limitar a promoção para recuperar os associados. A gente entende que dessa perda passa pelo torcedor que, em vez de ser sócio, vai com um amigo (sócio) ou como carona de alguém para o estádio. O Cruzeiro quer privilegiar exatamente quem é o sócio, e não o amigo do sócio”, frisou Barbosa, dando a entender que a vantagem anterior só será retomada quando o clube julgar necessário. “O Cruzeiro vai voltar a fazer esses pacotes promocionais sim, mas quando entender que é interessante”, completou.
Na seção “Como Funciona” do site do programa, o Cruzeiro explica que “determinará, a cada jogo, a quantidade de ingressos que o sócio do futebol poderá comprar”. Nos casos de o clube disponibilizar mais de uma entrada para compra, os torcedores cadastrados são avisados por e-mail ou pelo aplicativo para celular. O contrato original, portanto, garante apenas a entrada do titular do cartão.
Leia Mais
Cruzeiro x Chapecoense: veja detalhes da venda de ingressos para jogo de quinta-feiraSucesso de iniciativa faz Cruzeiro abrir novo lote para sócios com pagamento via boletoCom novas condições para sócios, Cruzeiro registra públicos inferiores a 5 mil pagantesO que você acha das decisões do marketing do Cruzeiro sobre o programa de sócio?“Duas coisas influenciaram muito. O primeiro é o momento econômico do Brasil, em que muita gente perdeu emprego e crédito. A partir daí, todo mundo faz cortes. E o lazer é a primeira opção de cortes. O segundo foi o momento do time. Em 2015 e 2016 o time não foi bem. Esse conjunto de fatores contribuiu para a perda de sócios”.
Por ora, o Cruzeiro não cogita formular novas categorias de sócio, mas trabalha para deixar o programa mais atrativo. Em janeiro, por exemplo, apenas os clientes que estavam em dia com as mensalidades puderam acompanhar o jogo-treino contra o Brasília, no SESC Venda Nova, em que a Raposa venceu por 8 a 2. A entrada no local foi condicionada ao "pagamento de "Cruzeiros", que são os pontos do programa. Essa troca também pode ser feita por produtos licenciados e visitas à Toca da Raposa II.
Enquete
Reclamações da torcida
Os cruzeirenses que em 2016 eram acostumados a comprar ingressos para familiares e amigos naturalmente se mostraram contrários à redução dos benefícios. Muitos publicaram reclamações no Twitter mencionando o perfil oficial do clube (veja no fim da matéria):
PROMOÇÃO PARA OS SÓCIOS
Como foi em grande parte de 2016
Clientes cativos: com entradas asseguradas, podiam comprar de dois a quatro ingressos extras com 50% de desconto;
Cruzeiro Sempre: podiam comprar de dois a quatro ingressos com 50% de desconto;
Papafilas: podiam comprar de dois a quatro ingressos com 10% de desconto;
Time do Povo: podiam comprar até quatro ingressos pelo valor integral;
Como ficou em 2017
Clientes cativos: com entradas asseguradas, podem comprar apenas um ingresso extra pelo valor integral;
Cruzeiro Sempre: podem comprar um ingresso com 50% de desconto;
Papafilas: podem comprar um ingresso com 10% de desconto;
Time do Povo: podem comprar um ingresso pelo valor integral;
Valor da anuidade para novos sócios
Cativos:
Tríplice Coroa: R$ 2.460 e R$ 50 de adesão
Libertadores: R$ 1.800 e R$ 50 de adesão
Brasileiro: R$ 1.260 e R$ 50 de adesão
Supercopa: R$ 1.260 e R$ 50 de adesão
Recopa: R$ 1.080 e R$ 50 de adesão
Copa do Brasil: R$ 1.080 e R$ 50 de adesão
Não-cativos:
Cruzeiro Sempre: R$ 360 (sem taxa de adesão)
Papafilas: R$ 216 (sem taxa de adesão)
Time do Povo: R$ 144 (sem taxa de adesão)
Números estimados por categoria
Cativos: 10 mil
Cruzeiro Sempre: 43 mil
Papafilas Time do Povo: 7 mil