Superesportes

CRUZEIRO

De volta ao Cruzeiro, Lucas Silva se diz mais maduro e lembra convivência no Real Madrid

Volante atuou com Cristiano Ronaldo, James Rodríguez e Marcelo na Espanha

Redação
Lucas Silva está de volta ao Cruzeiro, clube pelo qual foi bicampeão brasileiro em 2013 e 2014 - Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
Em janeiro de 2015, Lucas Silva cruzava o oceano Atlântico em direção à Espanha para o maior desafio da carreira: defender o Real Madrid. O time espanhol, que pagou 13 milhões de euros ao Cruzeiro, apostava que o jogador assumiria rapidamente a responsabilidade de cumprir função semelhante às dos renomados Luka Modric e Toni Kroos. O brasileiro, no entanto, não conseguiu corresponder às expectativas e disputou somente nove partidas. Sem empolgar, foi emprestado ao Olympique de Marselha, da França, onde até jogou com regularidade (33 apresentações), porém sem brilho. O meio-campista, então, encontrou a solução para recuperar o prestígio: retornar ao clube pelo qual alcançou a melhor fase ao ganhar duas edições consecutivas do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014). No dia 31 de janeiro, Lucas Silva assinou contrato de empréstimo de um ano e meio com a Raposa e desde quinta-feira participa normalmente dos treinos na Toca II.
Em dois anos de estada no Velho Continente, o jovem de 23 anos afirma que ganhou conhecimento e amadurecimento em todos os aspectos do futebol. “Volto mais maduro, apesar de me considerar garoto”, disse Lucas Silva, convicto de que o período fora do país foi proveitoso. “Não preciso fazer nada de diferente daquele futebol que joguei aqui e que me levou até o Real Madrid. Volto com tranquilidade, com outros olhos, e com a experiência um pouco maior. Não penso em fazer nada de diferente”.

No período que esteve a serviço do Real Madrid, Lucas Silva conviveu com os maiores craques do futebol mundial. Entre os atletas citados pelo jogador – que falou da experiência na equipe merengue – estão o português Cristiano Ronaldo, o colombiano James Rodríguez, o espanhol Sergio Ramos e os brasileiros Marcelo e Casemiro.

“Foi muito boa experiência, fiquei bastante feliz e surpreso com a chegada lá, com a recepção, principalmente com o Cristiano Ronaldo, James, Sergio Ramos. Isso me deu tranquilidade muito grande para ficar à vontade e treinar normalmente. Os brasileiros também me deram muita moral – Marcelo, Casemiro (...). Foi uma experiência muito boa conviver com eles e aprender no dia a dia. Somou muito”.

Graças ao período no exterior, Lucas Silva se mostra esperançoso em jogar bem no Cruzeiro e evita falar que começará “do zero”. “Não é um recomeço, mas uma continuidade. Tive uma pequena pausa por problemas médicos, depois por questões técnicas, mas vejo como uma continuidade para retomar minha carreira, como iniciei muito bem, brilhantemente aqui no Cruzeiro, com títulos. Espero que seja assim novamente”.

Veja imagens de Lucas Silva por Real Madrid e Olympique de Marselha

- Foto: AFP PHOTO / GERARD JULIEN
- Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ
- Foto: AFP PHOTO / GERARD JULIEN
- Foto: JEFF PACHOUD