A Conmebol apresentou novidades nesta edição da Sul-Americana, disputada entre 28 de fevereiro e 13 de dezembro. Diferentemente das edições anteriores, em que clubes de um mesmo país se enfrentavam na primeira fase, a entidade máxima do futebol no continente “misturou” todas as equipes. Assim, na etapa inicial não houve nenhum confronto entre agremiações da mesma nação.
Por isso, os outros brasileiros também vão pegar estrangeiros: Universidad de Chile x Corinthians, Gimnasia Y Esgrima-ARG x Ponte Preta, Defensa Y Justicia-ARG x São Paulo, Danubio-URU x Sport e Liverpool-URU x Fluminense.
Ao todo, 44 clubes se enfrentam na primeira fase da Copa Sul-Americana. A Conmebol disponibilizou quatro semanas para esses duelos: 1) 28 de fevereiro, 1 e 2 de março; 2) 4, 5 e 6 de abril; 3) 9, 10 e 11 de maio; 4) 30 e 31 de maio e 1 de junho.
Na etapa seguinte, 10 equipes eliminadas da Copa Libertadores (as oito que terminarem em terceiro de cada grupo e as duas melhores da fase preliminar) se juntam às outras já classificadas.
Dessa forma, 32 clubes formam a segunda fase do torneio, que terá novo sorteio de confrontos. O sistema continua o mesmo: a Conmebol cria um emparelhamento, dividindo os participantes em 16 duelos. Os melhores avançam até chegar à decisão. O ganhador do troféu jogará a Copa Libertadores, a Copa Suruga Bank (contra o campeão japonês) e a Recopa Sul-Americana em 2018.
Adversário inédito
O Cruzeiro já teve clubes paraguaios pelo caminho – Olimpia, Cerro Porteño, Libertad, Guaraní e Sportivo Luqueño –, mas jamais enfrentou o Nacional em sua história. Representante do clube no sorteio, o diretor-executivo Klauss Câmara falou a respeito das dificuldades do confronto em entrevista ao canal FoxSports.
"É uma competição como essa não adianta achar que vai encontrar facilidade. Tem uma tradição muito grande, clubes de alto nível. A gente pega um adversário que a gente sabe que vai ser difícil, mas esperamos em casa, no primeiro jogo, fazer uma boa apresentação para no segundo confronto ter tranquilidade um pouco maior".
Nove vezes campeão paraguaio, o Nacional chegou à final da Libertadores de 2014. Na fase de grupos, o time de Assunção empatou por duas vezes com o Atlético (2 a 2 em casa e 1 a 1 fora) e avançou em segundo lugar no Grupo 4, com oito pontos. No mata-mata, eliminou Vélez Sársfield, Arsenal de Sarandí e Defensor Sporting, mas caiu na decisão diante do San Lorenzo, que foi algoz da Raposa nas quartas de final.
Retrospecto do Cruzeiro na Sul-Americana
Bicampeão da Libertadores (1976 e 1997) e da Supercopa (1991 e 1992) e campeão da Recopa Sul-Americana (1998), o Cruzeiro terá a missão de ir longe na Copa Sul-Americana, único torneio continental em que não possui tradição. Nas cinco edições disputadas – 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007 –, a equipe estrelada alcançou a melhor campanha em 2005, quando foi eliminada pelo Vélez Sársfield nas oitavas de final.
Somadas as participações anteriores, o Cruzeiro registrou 14 jogos, com seis vitórias, dois empates e seis derrotas (47,61% de aproveitamento). Palmeiras, São Caetano, Goiás, Internacional, Juventude, Vélez Sársfield-ARG e Santos foram os adversários celestes na "Sula".
Confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana:
(C): equipes que serão MANDANTES no jogo de ida
Nacional de Potosí-BOL (C) x Sport Huancayo-PER
Sportivo Luqueño-PAR x Deportivo de Cali-COL (C)
Club Petrolero-BOL (C) x Universidad Católica-EQU
Defensor-URU x Liga Deportiva Universitaria-EQU (C)
Everton-CHI (C) x Patriotas-COL
Sol de América-PAR x Estudiantes de Caracas-VEN (C)
Cerro Porteño-PAR (C) x Caracas-VEN
Huracán-ARG x Deportivo Anzoategui-VEN (C)
Oriente Petrolero-BOL (C) x Deportivo Cuenca-EQU
Universidad de Chile x Corinthians (C)
Independiente-ARG (C) x Alianza Lima-PER
Gimnasia Y Esgrima-ARG x Ponte Preta (C)
Boston River-URU (C) x Comerciantes Unidos-PER
Arsenal-ARG x Juan Aurich-PER (C)
O’Higgins-CHI (C) x Fuerza Amarilla-EQU
Bolívar-BOL x Deportes Tolima-COL (C)
Palestino-CHI (C) x Atlético Venezuela-VEN
Danubio-URU x Sport (C)
Racing-ARG (C) x Rionegro Águilas-COL
Nacional-PAR x Cruzeiro (C)
Defensa Y Justicia-ARG (C) x São Paulo
Liverpool-URU x Fluminense (C)