Por causa da "relação" com a Libertadores, cuja fase de grupos acabará no fim de maio, a Conmebol dividiu a fase inicial da Sul-Americana em quatro semanas: 1) 28 de fevereiro, 1 e 2 de março; 2) 4, 5 e 6 de abril; 3) 9, 10 e 11 de maio; 4) 30 e 31 de maio e 1 de junho.
Além do Cruzeiro, estão classificados para o torneio os brasileiros Corinthians, Ponte Preta, São Paulo, Fluminense e Sport. Também vão disputar a competição clubes tradicionais de Argentina (Independiente e Racing), Bolívia (Bolívar), Chile (Universidad de Chile), Equador (LDU), Paraguai (Cerro Porteño) e Peru (Alianza Lima).
A Conmebol ainda não informou se haverá confrontos internacionais já na primeira fase ou se os embates serão entre clubes do mesmo país. Essa regra deverá ser definida em reunião horas antes do sorteio.
Apesar de ter tradição em campeonatos continentais – ganhou, entre tantas taças, duas edições da Libertadores (1976 e 1997) –, o Cruzeiro nunca foi brilhante na Copa Sul-Americana. A melhor campanha celeste foi em 2005, quando o time alcançou as oitavas de final e caiu diante do Vélez Sarsfield, da Argentina (derrota por 2 a 0 em Buenos Aires e vitória por 2 a 1 no Mineirão).
Formato de disputa
O formato da Copa Sul-Americana 2017 é complexo. Na primeira fase, 44 equipes são divididas em 22 chaves. Os confrontos serão em jogos de ida e volta, conforme definição do sorteio. Dos duelos saem 22 classificados para a segunda fase.
Na etapa seguinte, 10 equipes eliminadas da Copa Libertadores (as oito que terminarem em terceiro de cada grupo e as duas melhores da fase preliminar) se juntam às outras já classificadas.
Dessa forma, 32 clubes formam a segunda fase do torneio. O sistema continua o mesmo: a Conmebol cria um emparelhamento, dividindo os participantes em 16 duelos. Os melhores avançam até chegar à decisão. O ganhador do troféu jogará a Copa Libertadores e a Recopa Sul-Americana em 2018.
Classificados para a Copa Sul-Americana:
Argentina
Independiente
Arsenal
Defensa y Justicia
Huracán
Gimnasia y Esgrima
Racing Club
Bolívia
Bolívar
Oriente Petrolero
Nacional Potosí
Petrolero
Brasil
Corinthians
Ponte Preta
São Paulo
Cruzeiro
Fluminense
Sport
Chile
O'Higgins
Palestino
Universidad de Chile
Everton
Colômbia
Deportes Tolima
Deportivo Cali
Patriotas
Rionegro Águilas
Equador
LDU
Deportivo Cuenca
Universidad Católica
Fuerza Amarilla
Paraguai
Cerro Porteño
Sol de América
Nacional
Sportivo Luqueño
Peru
Alianza Lima
Comerciantes Unidos
Sport Huancayo
Juan Aurich
Uruguai
Danubio
Defensor Sporting
Liverpool
Boston River
Venezuela
Estudiantes de Caracas
Atlético Venezuela
Caracas
Deportivo Anzoátegui