Superesportes

CRUZEIRO

Preparador comemora pré-temporada do Cruzeiro e 'seriedade' dos atletas nas férias

Eduardo Silva concedeu entrevista coletiva na manhã deste sábado, na Toca II

Tiago Mattar
Eduardo Silva tem comandado treinos físicos intensos na Toca da Raposa II em período de pré-temporada - Foto: Washington Alves/Light Press/CruzeiroNão só Mano Menezes tem a oportunidade de, pela primeira vez, comandar uma pré-temporada na Toca da Raposa II. Eduardo Silva, preparador físico de sua comissão técnica, também tem a chance de fazer um trabalho específico desde o início do ano com os jogadores do Cruzeiro. Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, o profissional destacou a importância do trabalho para que os atletas consigam “ter as ações do seu controle melhor desenvolvidas”.
“A gente acredita que um atleta equilibrado e forte tem condição de desenvolver todo seu potencial técnico pelo fato de conseguir ter as ações do seu controle melhor desenvolvidas. Acreditamos também que, em função desse espaço reduzido de tempo que nós temos, ninguém consegue, em menos de 30 dias, deixar o atleta em sua plenitude. Entendemos que temos que trabalhar para que o atleta possa jogar melhor. Então, a condição física envolve essa interação com o trabalho técnico. Quando os treinadores fazem trabalho com bola, existe um objetivo com o desenvolvimento físico também”, disse.

Eduardo ressaltou a importância do envolvimento dos jogadores do Cruzeiro nos trabalhos e elogiou o comportamento dos atletas durante as férias. De acordo com o preparador, todos se apresentaram da forma como a comissão técnica esperava. “Fiquei muito feliz porque, no final do ano, passamos algumas estratégias para os atletas, para que eles pudessem fazer tanto trabalhos aeróbicos quanto musculares. Sabemos que cada um estava em um ambiente diferente, mas vi a seriedade de todos, mesmo em período de férias. Eles conseguiram arrumar ao menos uma hora por dia para entenderem que são atletas de futebol profissional que defendem o Cruzeiro. Isso foi muito gratificante”, vibrou.

Na atividade da tarde dessa sexta-feira, os jornalistas se impressionaram com a intensidade dos trabalhos realizados na Toca II. Ao fim da atividade, os jogadores saíram extenuados da atividade física comandada por Eduardo. Ele explicou o motivo da alta carga de exercícios. “Todo ser humano corrigido e incentivado rende mais. Como pela manhã de sexta tivemos uma característica de treino tático, não tivemos uma exigência física muito grande, mas sim uma exigência mental de como se fazer. À tarde, equilibramos a carga”, justificou.

O período de pré-temporada em regime de concentração na Toca da Raposa II segue na próxima semana. O Cruzeiro só estreia na temporada contra o Villa Nova, no Mineirão (como visitante), no domingo, dia 29 de janeiro, às 17h, pelo Campeonato Mineiro. Na Primeira Liga, o compromisso inicial será contra o Atlético, dia 1º de fevereiro (quarta-feira), às 19h30, também no Gigante da Pampulha. Duas semanas depois, às 21h45, a Raposa enfrentará o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ, pela partida única da primeira fase da Copa do Brasil.