Durante uma hora e meia, o grupo cruzeirense intercalou o treino técnico com exercícios aeróbicos. Quando estavam com a bola, os jogadores de linha foram divididos em três times – de colete branco, de colete alaranjado e sem colete. Os goleiros Rafael, Lucas França e Lucão trabalharam à parte com o preparador Robertinho, que treinou chutes de fora da área.
Sem a bola, a atividade foi bastante desgastante. No campo 4 da Toca II, os jogadores trotavam de uma extremidade à outra. No momento em que os preparadores físicos Eduardo Silva e Quintiliano Lemos ordenavam, todos corriam de modo acelerado em direção à linha de fundo. A ação foi repetida algumas vezes, até que Rafael Sobis – já exausto – pediu para Quintiliano diminuir um pouco a carga.
Sobis, que jogou por dois anos no Betis-ESP (2006 a 2008) e outros dois no Tigres-MEX (2014 a 2016), dispôs-se a conversar em espanhol com o equatoriano Luis “Kunty” Caicedo, apresentado à imprensa em entrevista coletiva nesta sexta. Recém-chegado a Belo Horizonte, o zagueiro ressaltou o apoio dos outros estrangeiros do grupo e dos demais companheiros de clube.
“Estou muito contente. Estou sendo ajudado não somente por eles (estrangeiros), mas também por todos os companheiros de Cruzeiro. Agora é tratar de me relacionar mais e aprender a falar português para conversar mais com meus amigos, que é o mais importante”.
A respeito da intensidade dos exercícios, Caicedo considerou proveitosa a série passada pelos preparadores físicos. “Creio que será um ano muito pesado. Para isso, estamos fazendo pré-temporada muito forte para complementar a parte técnica e física também para os cinco anos. Estamos nos preparando para jogar todos os jogos, se possível. E estamos bem”.
O Cruzeiro ainda terá mais nove dias – até 22 de janeiro – em regime de concentração. Nesse período, os jogadores almoçam no refeitório e se hospedam no hotel da Toca da Raposa II. Neste sábado, haverá treino em dois períodos: de manhã, às 9h30, e à tarde, às 17h.