Com poucos contratados e muitos remanescentes de 2016, o Cruzeiro está perto de fechar o grupo que disputará as primeiras competições de 2017: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Primeira Liga. Nessa quinta, o clube apresentou o lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o volante Hudson, contratados respectivamente a Botafogo, em definitivo, e São Paulo, por empréstimo. O zagueiro Luis Caicedo, que pertencia ao Independiente del Valle, do Equador, concede entrevista na tarde desta sexta. Já o meia Thiago Neves, considerado o grande reforço para o grupo, acertou os detalhes do desligamento do Al Jazira e tem previsão de chegar a Belo Horizonte na próxima segunda-feira. A outra novidade é o lateral-esquerdo Fabrício, que rompeu o vínculo de empréstimo com o Palmeiras e já participou de treinamento na Toca da Raposa II.
Leia Mais
Lateral? Volante? Meia? Reforços aumentam número de 'curingas' do elenco do CruzeiroGilvan admite posição "inchada" e diz que pré-temporada definirá saídas no CruzeiroSem descanso! Jogadores do Cruzeiro saem extenuados de atividade física na Toca IIA base que encerrou 2016 com a quinta melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro (32 pontos) é trunfo para que o Cruzeiro conquiste títulos este ano. São 23 jogadores remanescentes que conhecem bem o ambiente de trabalho na Toca e já estão habituados à filosofia de Mano Menezes. Essa situação é destacada até mesmo por quem acaba de chegar ao clube. “O Cruzeiro já tinha um grupo forte. Agora, se fortaleceu ainda mais. Sinto-me privilegiado por estar aqui. Vou corresponder dentro de campo ajudando o clube”, afirma o lateral-esquerdo Diogo Barbosa.
O volante Hudson, cuja característica principal é a boa capacidade na marcação e em desarmar os adversários, também elogia a qualidade do elenco e planeja disputa sadia com Henrique, Lucas Romero, Ariel Cabral e Lucas Ventura – este último promovido da equipe de juniores juntamente com o goleiro Lucão, o zagueiro Murilo Cerqueira e o atacante Raniel. “Acho que essa concorrência é essencial para ninguém relaxar e todos subam de posição. Se for mal num jogo o outro pode tomar sua posição. É bom para o crescimento do grupo”.
Pela proximidade do número ideal de 30 jogadores, o Cruzeiro deve diminuir suas ações no mercado. Situação provável de ocorrer é o empréstimo de um lateral-esquerdo, uma vez que a equipe tem quatro atletas no setor. Como Diogo Barbosa e Fabrício são recém-chegados, Bryan e Edimar disputam a permanência no clube. O atacante Marcelo Moreno, que recebeu proposta de contrato há quase um mês e não deu resposta à diretoria celeste, foi praticamente descartado pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares. “Esperamos muito pelo Marcelo Moreno. Agora o time está completo. Ainda temos que enxugar o grupo, pois temos atletas remanescentes do ano passado que podem sair. Mas isso depende do nosso treinador, que quer contar com 30 atletas”.
Até a estreia no Campeonato Mineiro, diretoria e comissão técnica terão tempo para definir mais alguma saída. O Cruzeiro só vai jogar contra o Villa Nova, no Mineirão (como visitante), no domingo, dia 29 de janeiro, às 17h. Na Primeira Liga, o compromisso inicial será contra o Atlético, dia 1º de fevereiro (quarta-feira), às 19h30, também no Gigante da Pampulha. Duas semanas depois, às 21h45, a Raposa enfrentará o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ, pela partida única da primeira fase da Copa do Brasil.
Lista de jogadores do Cruzeiro
Goleiros: Rafael, Fábio, Lucas França e Lucão
Laterais-direitos: Mayke e Ezequiel
Laterais-esquerdos: Diogo Barbosa, Bryan, Edimar e Fabrício
Zagueiros: Leo, Dedé, Manoel, Caicedo e Murilo Cerqueira
Volantes: Hudson, Lucas Romero, Henrique, Ariel Cabral e Lucas Ventura
Meias: Robinho, De Arrascaeta, Rafinha, Thiago Neves, Marcos Vinícius, Alex, Elber e Alisson
Atacantes: Ramón Ábila, Rafael Sobis, Raniel e Judivan
Condição dos atletas:
Contratados (4): Caicedo, Diogo Barbosa, Hudson e Thiago Neves
Promovidos da base (4): Lucão, Murilo Cerqueira, Lucas Ventura e Raniel
Quem voltou ao clube (1): Fabrício
Remanescentes (23): Rafael, Fábio, Lucas França, Mayke, Ezequiel, Bryan, Edimar, Leo, Dedé, Manoel, Lucas Romero, Henrique, Ariel Cabral, Robinho, De Arrascaeta, Rafinha, Marcos Vinícius, Alex, Elber, Alisson, Ramón Ábila, Rafael Sobis e Judivan