Superesportes

CRUZEIRO

No Cruzeiro, Thiago Neves e Sobis reeditarão parceria de título da Série A pelo Fluminense

Jogadores trabalharam juntos no Tricolor e tiveram sucesso em 2012

Rafael Arruda
Rafael Sobis receberá ex-companheiro de Flu Thiago Neves para temporada 2017 no Cruzeiro - Foto: Photocamera
Contratado pelo Cruzeiro, o armador Thiago Neves se juntará ao atacante Rafael Sobis para reeditar a parceria que rendeu os títulos do Estadual e do Brasileiro ao Fluminense, em 2012.
Naquela temporada, os dois jogadores tiveram papeis de coadjuvantes. O grande destaque tricolor foi o centroavante Fred, hoje no Atlético. Em 45 jogos, ele marcou 30 gols, sendo 20 somente na Série A.

Apesar de não serem as "referências" da equipe, Thiago Neves e Rafael Sobis vivenciaram bons momentos em 2012 e até contribuíram entre si em algumas ocasiões.

Na vitória do Flu sobre o Vasco por 2 a 1, no Engenhão, pela 19ª rodada do Brasileiro, Rafael Sobis participou do lance que originou o primeiro gol de Thiago Neves e sofreu a falta convertida pelo camisa 10 no segundo tento tricolor.

Já no empate com o Grêmio por 2 a 2, também no Engenhão (31ª rodada), Sobis recebeu a bola de Thiago no meio-campo, deu dois passos com a redonda dominada e, de muito longe, soltou a bomba de pé esquerdo, contando com falha do goleiro Marcelo Grohe para balançar a rede.

No Brasileiro de 2012, Thiago Neves e Rafael Sobis estiveram na mesma partida em 20 ocasiões. Foram 10 vitórias do Flu, cinco empates e cinco derrotas. Em três desses jogos, Neves foi justamente substituído por Sobis.

Ao término da competição, o Fluminense somou 77 pontos, cinco a mais que o vice-campeão Atlético, e levantou o troféu. Thiago Neves jogou 29 vezes, marcou cinco gols e deu oito assistências; Rafael Sobis teve 21 presenças, anotou três tentos e contribuiu com um passe para gol.

Números

Rafael Sobis e Thiago Neves tiveram parceria direta em lances de gols do Flu em 2012 - Foto: Photocamera Coincidentemente, Thiago Neves e Rafael Sobis jogaram, cada um, 174 partidas pelo Fluminense. A diferença é que o armador tem mais gols: 50 a 40.

Em compensação, Sobis leva vantagem nos números gerais do Brasileiro. Em nove edições que disputou da elite nacional, o atacante alcançou 64 gols (231 jogos), contra 35 de Thiago Neves em sete oportunidades (138 jogos).

O armador e o atacante também estiveram em sintonia pela Seleção Brasileira Sub-23 que ganhou a medalha de bronze nos Jogos de Pequim, na China, em 2008. Cada um fez dois gols em seis partidas no torneio.

Apesar de existir forte concorrência - Robinho, Rafinha, Alisson, Elber, Willian e Ábila - , Neves e Sobis devem atuar lado a lado pelo Cruzeiro, que tentará, em 2017, retomar a rota das conquistas. A última taça erguida no clube celeste foi a do Campeonato Brasileiro de 2014.

Números da parceria Rafael Sobis/Thiago Neves na Série A 2012:

Jogos do Fluminense:
20
Vitórias: 10
Empates: 5
Derrotas: 5
Thiago Neves titular: 17
Rafael Sobis titular: 11
Sai Thiago Neves, entra Rafael Sobis: 3
Sai Rafael Sobis, entra Thiago Neves: nenhuma
Estatísticas Thiago Neves: 29 jogos, 5 gols e 8 assistências
Estatísticas Rafael Sobis: 21 jogos, 3 gols e 1 assistência