Já nessa quarta-feira, por meio do Twitter, o meia projetou o acerto para esta quinta e pediu desculpa pela demora nas negociações. Já no último dia 2, durante a missa de comemoração pelo aniversário do Cruzeiro, o presidente Gilvan de Pinho Tavares garantiu que o negócio estava praticamente concretizado. “Ele tem valores grandes a receber do clube e estava com medo de dificultar para receber esses valores. Mas ele já está comprometido com o Cruzeiro", revelou o mandatário na ocasião.
Thiago Neves sofreu calote de seu clube, o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, e não recebe salários desde que foi afastado do elenco, em outubro. Ele resolveu, então, acionar a Fifa e aguarda por uma decisão para assinar contrato com o Cruzeiro.
O meia chega ao Cruzeiro como principal reforço desta janela de transferências. Antes dele, o clube celeste anunciou as chegadas do zagueiro equatoriano Luis Caicedo, ex-Independiente del Valle; do lateral-esquerdo Diogo Barbosa, ex-Botafogo, e do volante Hudson, ex-São Paulo, envolvido em uma troca com o atacante Neílton.
Veja vídeo divulgado pelo Cruzeiro:
Histórico
Aos 31 anos, Thiago Neves fez história com a camisa do Fluminense, pelo qual sagrou-se campeão da Copa do Brasil (2007), do Campeonato Carioca (2012) e do Brasileiro (2012). Na Copa Libertadores da América de 2008, competição na qual o Tricolor foi vice-campeão, o meio-campista quase saiu como herói ao marcar os três gols da vitória por 3 a 1 sobre a LDU, no Maracanã. O resultado levou a decisão para os pênaltis, pois o Flu havia perdido no Equador por 4 a 2. No tiro de 11 metros, Thiago acabou desperdiçando sua cobrança e viu a equipe ser derrotada por 3 a 1.
Em três passagens pelo Fluminense, seu último clube no Brasil, Thiago Neves marcou 50 gols em 174 jogos. Fora do país desde 2013, o meia jogou pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, de 2013 a 2015. Ele já havia passado por essa equipe de 2009 a 2011. Ao todo, Neves fez 125 jogos e 64 gols.
No Al Jazira, onde chegou em 2015, Thiago marcou 15 gols em 49 partidas. Na temporada passada, o time ficou em sétimo lugar no Campeonato Emiradense, com 37 pontos em 26 jogos. Em 2016/2017, o clube lidera o torneio, com 29 pontos em 12 rodadas.
Pela Seleção Brasileira principal, o meio-campista jogou sete partidas e não fez gols. Já na Olimpíada de 2008, em Pequim, Thiago Neves ganhou a medalha de bronze. No torneio, ele participou de seis jogos e marcou dois gols.