O Superesportes utilizou informações do RSSSF, que traz dados sobre as principais ligas.
É possível notar que países com grande relevância no esporte, como Inglaterra e França, não têm nenhum representante ‘invicto’. Todos os clubes franceses e ingleses já passaram por alguma divisão inferior.
Na Espanha, Barcelona, Real Madrid e Athletic Bilbao sempre estiveram na elite. Mesmo com uma política de contratação mais conservadora, o Bilbao, que tem preferência por jogadores com raízes da sua região, sempre conseguiu permanecer entre os melhores do país.
Até o poderoso Bayern de Munique já esteve na ‘pior’. Os bávaros já disputaram a Segunda Divisão da Alemanha antes de se tornarem soberanos. No país, apenas o Hamburgo continua sem saber o desgosto de cair.
Nem os grandes campeões Milan e Juventus escaparam da Segunda Divisão. A Juve jogou na elite até 2006, quando foi descoberto um escândalo de manipulação de resultados. A equipe de Turim foi severamente punida. Na Bota, apenas a Internazionale jogou todos os campeonatos italianos desde 1908, ano de sua fundação.
Na Argentina, todos os grandes têm a Série B no currículo, exceção feita ao Boca Juniors. River Plate, Racing, Independiente e San Lorenzo já disputaram ao menos uma vez a divisão de acesso.
Confira no mapa acima o cenário nas principais ligas.