O sonho dos torcedores azuis é ver Mayke repetir o desempenho de sua primeira temporada pela Raposa, a de 2013. À época com 21 anos, o jovem disputou 32 partidas, sendo 22 no Campeonato Brasileiro, torneio conquistado pelo Cruzeiro. Na competição, o lateral-direito marcou dois gols e deu cinco assistências. Seu rendimento foi elogiado pela mídia nacional, que o classificou como o melhor de sua posição na Série A e o condecorou com o prêmio Bola de Prata, oferecido pela Revista Placar.
Em 2014, Mayke não ganhou nenhum prêmio individual, mas continuou bastante participativo. Considerado um lateral especialista em buscar a linha de fundo, ele deu oito assistências em 30 apresentações no Brasileiro, cujo troféu foi parar novamente na sede administrativa do Barro Preto.
O bom rendimento do jovem jogador rendeu sondagens dos três grandes clubes de Portugal: Benfica, Porto e Sporting. Em 2015, o então gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, afirmou em entrevista ao canal Fox Sports que o clube recusou oferta de 7 milhões de euros do Benfica, algo em torno de R$ 28 milhões.
Se no passado Mayke poderia ter sido a “mina de ouro” para o Cruzeiro, em 2016 ele viveu um ano para ser esquecido, sobretudo pelos problemas de lesão. Entre contusões musculares e traumas, o jogador foi parar no departamento médico em seis oportunidades. Dentro de campo, apenas 14 presenças – com duas assistências –, o que representa 21,5% de assiduidade no time.
Desde que voltou a treinar com bola, Mayke tem cumprido rigorosamente as orientações do departamento de fisiologia. O objetivo é virar o ano de 2017 com boas condições físicas e clínicas. Cientes do potencial da revelação do clube, os dirigentes não devem procurar outro lateral-direito para o elenco. A esperança é que Mayke, vinculado ao Cruzeiro até dezembro de 2018, dê conta do recado novamente e seja peça constante no time de Mano Menezes que tentará findar o jejum de dois anos sem troféus.
Números de Mayke pelo Cruzeiro
- Jogos: 130
- Gols: 3
- Assistências: 23
Em 2016
- Jogos: 14
- Gols: nenhum
- Assistências: 2
Lesões em 2016
- Contratura na panturrilha direita: 14/02
- Fisgada na coxa direita: 24/02
- Pancada no pé esquerdo: 07/03
- Lesão muscular na coxa esquerda: 20/04
- Lesão na panturrilha esquerda: 29/06
- Fratura por estresse na tíbia direita: 17/08