Rafinha não joga desde a classificação do Cruzeiro à semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, no Mineirão, há um mês. Ele participou de apenas quatro minutos do jogo até sofrer uma lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda. Arrascaeta, seu substituto, foi decisivo na vitória cruzeirense por 4 a 2, pelo duelo de volta das quartas de final.
A previsão de recuperação de Rafinha era somente para a próxima temporada. No entanto, há a possibilidade de o meia ser relacionado no próximo jogo da Raposa no Campeonato Brasileiro, contra o Internacional, no Beira-Rio, ou na rodada de encerramento da competição - diante do Corinthians, no Mineirão.
O restante do elenco do Cruzeiro participou de um treino técnico. Na atividade, os jogadores foram divididos em campo reduzido sob a orientação do treinador Mano Menezes.
A comissão técnica ainda terá três atividades antes da viagem a Porto Alegre, onde a Raposa enfrentará o Inter no domingo, às 17h, pela 37ª rodada da Série A. Para a partida, Mano não contará com o volante Henrique e o meia Arrascaeta, que estão suspensos. Em contrapartida, terá novamente o atacante Rafael Sobis à disposição.