O mais emblemático é Marinho, do VitóriaSua importância para o clube rubro-negro foi tão grande que a diretoria baiana adquiriu parte de seus direitos econômicos à RaposaPortanto, o meia-atacante não retornará a Belo Horizonte em 2017.
Diferentemente do zagueiro Douglas Grolli (Ponte Preta), do lateral-esquerdo Mena (São Paulo), do volante Willian Farias (Vitória) e do atacante Neilton (Botafogo), que, a princípio, retornarão à Toca da Raposa II no ano que vemTodos eles tiveram números de destaque por suas respectivas agremiações.
O lateral-direito Diego Renan, que registrou boa participação pelo Vitória no Brasileiro, só tem contrato com o Cruzeiro até dezembro.
Em compensação, o lateral-direito Fabiano (Palmeiras), o lateral-esquerdo Pará (Figueirense), os volantes Willians (Corinthians) e Uillian Correia (Santa Cruz); os meias Gabriel Xavier (Sport) e Matías Pisano (Santa Cruz); e os atacantes Rafael Silva (Figueirense) e Joel (Santos) viveram mais baixos do que altos em 2016.
Com relação aos jogadores que se destacaram, os números do site Footstats ajudam a evidenciar o bom momento particular de cada um dos atletasJá a relação dos contratos foi divulgada pelo blog Toque Di Letra no dia 28 de outubro (em parceria com a plataforma Rede do Futebol).
DOUGLAS GROLLI (PONTE PRETA)
No Brasileiro, o defensor acertou 488 passes (média de 22 por partida), desarmou 20 vezes (11º no time) e deu 196 rebatidas (2º no time).
Com 1,88m de altura, Grolli tem como ponto forte o jogo aéreoContanto Copa do Brasil e Campeonato Paulista, ele marcou seis gols em 35 apresentações em 2016.
Douglas Grolli e Cruzeiro possuem vínculo entre si até fevereiro de 2018. Como a diretoria ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação de Bruno Rodrigo, cujo vínculo se encerrará em dezembro, abre-se espaço para um possível aproveitamento do camisa 4 da Ponte.
MENA (SÃO PAULO)
Em sua passagem pelo Cruzeiro, em 2015, o gringo foi contestado pela torcida em virtude de algumas atuações irregularesAgora, há quem queira seu retorno à Toca da Raposa II, haja vista que os laterais Bryan e Edimar não são unanimidade entre os torcedores.
O contrato entre Mena e o clube celeste vai até janeiro de 2018.
DIEGO RENAN (VITÓRIA)
Justamente em seu último ano de contrato com a Raposa – até dezembro –, o lateral-direito vive a melhor fase da carreira
No Brasileiro, Diego Renan é o 29º jogador que mais acerta passes (1164) e o quarto com mais assistências para gols (8)Em 32 partidas na competição, o ex-cruzeirense marcou quatro gols.
Lucas, que foi o lateral-direito do Cruzeiro com mais jogos pelo Brasileiro, deu apenas uma assistência, não fez gols e ainda foi expulso três vezes.
WILLIAN FARIAS (VITÓRIA)
Mesmo com o Vitória brigando contra o rebaixamento, Willian Farias tem feito boas partidas como volante que sai para o jogoEle encerrará a temporada na condição de capitão do elenco rubro-negro.
Vale lembrar que Farias fez parte do time do Cruzeiro campeão brasileiro em 2014Seu contrato será encerrado em fevereiro de 2018O meio-campista pode ser reincorporado em virtude da saída de Denilson e da pouca utilização de Bruno Ramires e Federico Gino.
NEILTON (BOTAFOGO)
Considerado um atacante de beirada, Neilton tem oito gols e duas assistências em 34 jogos no BrasileiroCom 37 dribles certos, ele só perde para Marinho nesse quesito entre todos os atletas da competição.
Como tem contrato com o Cruzeiro até junho de 2018 e o Botafogo não teria condições para realizar investimento em sua contratação definitiva – a pedida seria de R$ 6 milhões –, o jovem de 22 anos tende a fazer parte dos planos de Mano Menezes em 2017.
MARINHO (VITÓRIA)
Quando defendeu o Cruzeiro, em 2015, o meia-atacante teve passagem apagada e marcou apenas um gol em 12 jogos.
Sem perspectiva de aproveitamento em 2016, Marinho foi cedido ao Vitória, pelo qual alcançou excelente fase
Considerando apenas o Brasileiro, Marinho marcou 10 vezes em 25 apresentações, além de ter contribuído com seis assistências.
Nenhum jogador do Cruzeiro tem mais gols que o camisa 7 do Leão na Série AO que mais se aproxima é o uruguaio Arrascaeta, com oito tentos assinalados.
* Estatísticas coletadas no site Footstats