CAMPEONATO BRASILEIRO
Sonhando com vaga na próxima Libertadores, Cruzeiro enfrenta o Santos em Belo Horizonte
Equipe celeste possui remotas chances de disputar competição continental
postado em 20/11/2016 06:30 / atualizado em 19/11/2016 22:03
Aliviado com a permanência na elite do futebol brasileiro assegurada na rodada passada – após vitória por 1 a 0 diante do Sport, em Pernambuco –, o Cruzeiro busca encerrar a competição nacional da maneira mais digna possível. A três rodadas do fim, o técnico Mano Menezes deixa de lado o termo "coadjuvante" e afirma que a equipe a celeste só pensa na vitória contra o Santos, neste domingo, às 17 horas, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
"São jogos importantes, grandes e ótimos de serem jogados. A gente quer fazer a nossa parte nos três jogos que temos pela frente. Primeiro enfrentaremos o Santos na nossa casa e temos que reconstruir a confiança que perdemos como mandante. Estamos trabalhando duro para recuperar a confiança perdida e temos mais uma chance diante do nosso torcedor para conquistar a vitória", afirmou, confiante, o comandante celeste.
De fato, o Cruzeiro precisa encerrar a temporada justificando o apoio recebido pela torcida que, durante todo o campeonato, se manteve nas primeiras colocações entre as médias de público, mesmo em momentos críticos e sem resultados positivos em campo. Um bom “pedido de desculpas” seria uma improvável classificação à próxima edição da Copa Libertadores da América. Com chances de remotas de disputar a competição continental em 2017, a Raposa ainda sonha. Além de “secar” os concorrentes, fazer o papel de casa é fundamental.
Reconhecendo o ano irregular e atípico do Cruzeiro, o valorizado meio-campista Arrascaeta acredita na obrigação da equipe em encerrar o ano da melhor maneira. “Sim, o Cruzeiro tem chance de chegar ao G6 e precisa lutar para isso. Todos sabemos que é difícil, pois precisamos ganhar os três jogos e torcer por outros resultados. Mas, acima de tudo, temos que vencer os jogos para encerrar bem o ano, pois não fizemos um bom ano”, reconheceu o atleta uruguaio que, se inspirado, pode ser o fator diferencial no time estrelado.
Para continuar sonhando alto, o Cruzeiro contará com novidades diante da equipe praiana. Apenas com o atacante Rafael Sóbis (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) entre os desfalques, o técnico Mano Menezes terá quase todo o plantel à sua disposição. Ausente no triunfo do Sport, também por conta de três cartões amarelos, o atacante Alisson deverá formar dupla com Willian. No banco de reservas, o zagueiro Bruno Rodrigo e o meia Robinho voltam de lesão e são opções para o decorrer da partida. De volta após duas rodadas, o armador é um dos destaques do Cruzeiro na temporada e provavelmente será utilizado.
Esperando um embalado Santos, que, na segunda colocação, briga pelo título, o Cruzeiro não terá vida fácil. Derrotado no primeiro turno por 2 a 0, na Vila Belmiro, na reestreia de Mano Menezes no comando, a equipe celeste busca se vingar dos santistas para manter vivo o desejo de se garantir na próxima Libertadores. Com 47 pontos, o Cruzeiro ocupa a 11ª colocação e está separado por cinco pontos Atlético-PR, último time da zona de classificação para a competição internacional.
CRUZEIRO X SANTOS
CRUZEIRO
Rafael; Lucas Romero, Léo, Manoel (Bruno Rodrigo ou Fabrício) e Bryan; Ariel Cabral, Henrique, Marcos Vinícius e Arrascaeta; Alisson e Willian
SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, Fabián Noguera, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Vitor Bueno, Copete e Ricardo Oliveira
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: domingo, 20 de novembro de 2016
Horário: 17 horas
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Carlos Berkenbrock (MAST)
Tags: futnacional santossp seriea