Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com problemas para armar Cruzeiro, Mano volta a fechar treino; veja possíveis opções na equipe

Sem dois titulares e à espera de Arrascaeta, treinador adotou sigilo e não permitiu que imprensa acompanhasse a montagem da equipe que vai enfrentar o Sport, no Recife

postado em 15/11/2016 16:37 / atualizado em 15/11/2016 19:26

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press

O técnico Mano Menezes optou pelo mistério e mais uma vez fechou o treino do Cruzeiro. Nesta terça-feira, a imprensa só assistiu ao aquecimento da atividade realizada na Toca da Raposa II. Assim, a escalação será divulgada apenas no vestiário da Ilha do Retiro, onde o time celeste pega o Sport a partir das 21h45 (20h45 no Recife), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A única informação repassada pela assessoria de comunicação da Raposa é que nenhum atleta em condições de jogo foi poupado. O armador Robinho, que está em tratamento de lesão na coxa esquerda, deu sequência aos trabalhos de fisioterapia com corrida leve em volta do gramado. Além do camisa 19, Mano Menezes não contará com Alisson, que está suspenso.

Já o armador De Arrascaeta, a serviço da Seleção Uruguaia nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, deve se juntar à delegação celeste na quarta-feira à tarde.

Diante do sigilo de Mano Menezes, o Superesportes analisa algumas possibilidades que o comandante cruzeirense terá para o duelo diante do Sport, considerado de extrema importância para a fuga definitiva do risco de cair à Segunda Divisão – a Raposa está em 13º, com 44 pontos, uma acima do adversário, que soma 43.

Lateral direita

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
Jogadores da posição, Ezequiel e Lucas foram preteridos nas duas últimas partidas do Cruzeiro. No empate sem gols com o Grêmio, pela Copa do Brasil, e na vitória por 4 a 2 sobre o Fluminense, pelo Brasileiro, o volante Lucas Romero foi improvisado na posição e conseguiu agradar Mano Menezes na parte defensiva. Publicamente, o treinador teceu elogios ao argentino, mas não garantiu que essa estratégia seria mantida. Ele pode, por exemplo, retornar com um dos laterais de origem à equipe, deslocar Romero ao meio-campo e adiantar Ariel Cabral.

Zaga

A dupla de zaga Leo e Bruno Rodrigo não vem sendo problema para o clube celeste na parte técnica. No entanto, Mano pode dar chance a Manoel, uma vez que Bruno Rodrigo chegou a ser poupado de algumas atividades por causa de dores no joelho direito.

* No início desta noite, o Cruzeiro confirmou o corte de Bruno Rodrigo; assim, Manoel será titular (leia aqui)

Lateral esquerda

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
Bryan foi titular diante do Fluminense e fez partida razoável. Já Edimar, preservado dos últimos trabalhos por causa de desgaste muscular, caiu significativamente de produção e pode ser reserva na equipe.

Volantes

A tendência é que Henrique e Ariel Cabral permaneçam como titulares, pois o setor de meio-campo do time mostrou bom toque de bola nos jogos contra Grêmio e Fluminense. Um suposto ajuste seria a volta de Romero à sua função de origem (mediante entrada de um lateral de ofício) e um posicionamento mais avançado de Cabral.

Armação

É a posição em que o Cruzeiro apresenta maiores problemas. São quatro desfalques confirmados – Robinho, Rafinha e Elber estão no departamento médico, e Alisson cumprirá suspensão. Maior “garçom” do time (18 assistências em 2016), Arrascaeta está a serviço da Seleção Uruguaia e só jogará contra o Sport caso a comissão técnica entenda que ele não sofreu grande desgaste no trajeto entre Santiago, no Chile, e Recife.

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
As opções imediatas para o possível “descanso” ao camisa 10 são Marcos Vinícius – ainda não jogou desde que se recuperou de lesão –, Alex e Bruno Nazário. O problema é que nenhum deles atuou com regularidade em 2016.

Com uma vaga aberta no meio, Mano escalaria mais um homem de criação ou escolheria um terceiro volante. Nessa segunda opção, Ariel Cabral viraria o jogador de “armação”, a exemplo do time que encerrou o segundo semestre de 2015.

Ataque

Contra o Fluminense, o Cruzeiro teve Rafael Sobis aberto pelo lado direito, Alisson caindo pela esquerda e Willian centralizado. Como não terá Alisson, Mano tem a alternativa de escalar Sobis e Bigode nas extremidades do setor ofensivo, e Ramón Ábila centralizado.

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
Caso o treinador deixe Ábila no banco, abre-se novamente espaço para atletas do setor ofensivo: Marcos Vinícius, Alex e Bruno Nazário.

Possível time

A expectativa da Raposa é colocar o que tem de melhor em campo, inclusive Arrascaeta, que não vem sendo utilizado no Uruguai pelo técnico Oscar Tabárez.

Levando em conta a disponibilidade do uruguaio, um possível time do Cruzeiro teria Rafael; Lucas Romero (Ezequiel ou Lucas), Leo, Bruno Rodrigo e Bryan; Henrique, Ariel Cabral, Alex (Lucas Romero) e Arrascaeta; Rafael Sobis e Willian.

Tags: treino escalação formação interiormg seriea futnacional sportpe cruzeiro