
Saiba mais
No CT do Inter, Cruzeiro encerra preparação para pegar o Grêmio nesta quarta, pela Copa do Brasil Com novidade, Cruzeiro relaciona 23 jogadores para o confronto decisivo contra o Grêmio Para jamais duvidar: veja 10 viradas 'impossíveis' que podem inspirar Cruzeiro na Copa do Brasil Gol no início, forte marcação e equilíbrio: Cruzeiro busca 'jogo perfeito' para se classificar Cruzeiro se inspira em feitos heroicos de sua história para inverter placar na Copa do Brasil
“Sempre trabalhamos com essa possibilidade, porque no Brasileiro também acontecem pênaltis com frequência. Nós fazemos treinamentos específicos para isso no dia a dia. Claro que todos nós queremos e vamos tentar buscar a classificação sem que seja preciso ir para os pênaltis. Mas, tenho certeza que, se por um acaso acontecer, vamos estar bem concentrados para fazer o nosso melhor e sair do Sul com essa classificação”, disse o camisa 12, que pegou os chutes de Nikão, do Atlético-PR (vitória por 2 a 1, pela Primeira Liga); Andrés Chávez, do São Paulo (derrota por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro); e Cárdenas, do Vitória (triunfo por 1 a 0, pelo Brasileiro).
Por outro lado, uma façanha recente na Copa do Brasil pode servir de inspiração. Em 2014, o Fluminense goleou o América-RN por 3 a 0, no Rio Grande do Norte, pelo jogo de ida da terceira fase do torneio. Na partida de volta, o Tricolor das Laranjeiras chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas cedeu a virada à equipe potiguar em pleno Maracanã e acabou perdendo pelo incrível placar de 5 a 2.
Apesar de ter feito mistério e fechado à imprensa a última atividade em Belo Horizonte, o técnico Mano Menezes deverá promover apenas uma mudança em relação ao time que perdeu na partida de ida. O volante Henrique, recuperado de desgaste muscular na coxa direita, viajou para Porto Alegre e participou do treino recreativo dessa terça no CT do Internacional. Considerado um jogador de muita qualidade no toque de bola, o camisa 8 também tem se destacado com gols: marcou cinco vezes este ano, sendo duas pela Copa do Brasil e uma contra o próprio Grêmio, no Brasileiro.
Grêmio
Tal como o Cruzeiro, o Grêmio venceu a Copa do Brasil em quatro oportunidades. A última dessas conquistas, em 2001, foi também o título de expressão mais recente conquistado pelo clube, que, posteriormente, só ganhou a Série B e o Campeonato Gaúcho. Em função do “jejum” de 15 anos, existe uma forte pressão para o elenco levantar esse troféu. O técnico Renato Gaúcho, que fechou os portões da Arena na véspera do jogo, deverá escalar o mesmo time que venceu no Mineirão na quarta-feira passada, por 2 a 0.
GRÊMIO X CRUZEIRO
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Pedro Rocha e Douglas; Luan
Técnico: Renato Gaúcho
CRUZEIRO
Rafael; Lucas, Leo, Bruno Rodrigo e Edimar; Lucas Romero, Henrique, Robinho e Arrascaeta; Rafael Sobis e Ramón Ábila
Técnico: Mano Menezes
Motivo: jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Horário: 21h45
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)