
Recentemente, o Cruzeiro recusou uma proposta da organização da Flórida Cup para participar do torneio nos Estados Unidos, que será disputado entre 7 e 21 de janeiro – em duas fases, com diferentes times. O clube celeste avaliou internamente que a competição “quebraria” a pré-temporada. Apesar disso, conforme apurou o Superesportes, já são muitos os convites para amistosos internacionais, inclusive na terra do Tio Sam. Na última semana, o Cruzeiro solicitou o passaporte de seus jogadores, comissão técnica e outros membros da delegação.
O ar norte-americano parece fazer bem ao pulmão dos cruzeirenses. Em 2013 e 2014, quando conquistou o bicampeonato da Série A, o clube realizou um período de treinamentos no país. Em 2013, ano do primeiro caneco, o time viajou para Disney durante a Copa das Confederações, em junho. Já em 2014, o período de viagem foi durante a Copa do Mundo. O grupo seguiu para os EUA em 14 de junho e só retornou em 8 de julho.
No calendário de competições enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos dirigentes da Federação Mineira de Futebol (FMF), a primeira data disponível para o Estadual é 29 de janeiro de 2017 (domingo). Antes, porém, o Cruzeiro deverá disputar as fases iniciais da Primeira Liga, cuja segunda edição está confirmada para a próxima temporada. As mudanças no calendário sul-americano, porém, com as competições ‘esticadas’ até novembro, poderão forçar alterações em datas e no planejamento de pré-temporada do futebol nacional.
Oficialmente, o Cruzeiro ainda não comenta o planejamento para a próxima temporada.