Agora, com os companheiros, o goleiro se prepara para mais um desafio no ano: as semifinais da Copa do Brasil, contra o Grêmio, cujo jogo de ida será nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão. O momento não poderia ser melhor, pois o prata da casa vem de boa atuação contra o Vitória, quando pegou pênalti e ajudou a Raposa a voltar de Salvador com importantes três pontos no Campeonato Brasileiro.
“Fico feliz em ajudar a equipe”, diz Rafael, que tem 27 anos e há oito estreou como profissional do Cruzeiro. Só nesta temporada já foram três pênaltis defendidos. Em alguns casos, como diante do São Paulo, não deu para evitar a derrota, mas ao menos impediu que o revés fosse pior. Em outras, como no domingo, foi fundamental para que a equipe somasse pontos que a deixam em situação um pouco melhor.
O bom desempenho é fruto de treinos puxados no dia a dia. E também de muito estudo, como ocorreu diante do Vitória. “Sabia como o Cárdenas costuma bater as penalidades. Muitos jogadores estão cobrando no meio, com força, arriscando menos, até pela situação em que alguns times se encontram. Esperei um pouco para definir e graças a Deus fui feliz”, explica Rafael, que finalmente vem tendo a sequência tão esperada desde que se profissionalizou.
Ele acredita que o Cruzeiro chega muito forte às semifinais da Copa do Brasil, que já virou prioridade, como ficou provado com a escalação de time misto no domingo. “Temos jogado muito bem e isso dá esperança à torcida e aos próprios jogadores. Confiamos no nosso trabalho e sabíamos que era questão de tempo os resultados voltarem a acontecer”, comenta.
Apoio O arqueiro se mostra muito feliz com o incentivo da torcida neste momento decisivo. Até ontem, quando começou a venda física, estavam esgotados os ingressos para os setores Amarelo e Laranja. “Nosso torcedor sempre comparece. Tanto que o Cruzeiro tem uma das melhores médias de público entre os clubes brasileiros”, ressalta Rafael. Outra demonstração de apoio foi dado ontem à tarde, quando a delegação foi recebida por cerca de 200 torcedores no desembarque em Confins.
FECHANDO O GOL
As defesas de Rafael no tiro livre de 9,15m
Data Placar/Adversário Competição Cobrador
4/9/2011 1 x 1 Palmeiras (F) Brasileiro Marcos Assunção
9/3/2016 2 x 1 Atlético-PR (C) Primeira Liga Nikão
15/9/2016 0 x 1 São Paulo (F) Brasileiro Chávez
23/10/2016 1 x 0 Vitória (F) Brasileiro Cárdenas