
Saiba mais
Nas cobranças de falta, o grande destaque foi o armador Robinho, que fez gols tanto do lado direito quanto do lado esquerdo em distância próxima à meia-lua da grande área. Ao todo, o camisa 19 mandou cinco bolas na rede. O lateral-esquerdo Edimar, com três acertos, também teve bom aproveitamento. Já o atacante Rafael Sobis venceu o goleiro Rafael uma vez.
Com cinco gols em 20 partidas pelo Cruzeiro, Robinho ainda não marcou nesse tipo de jogada. Porém, o rendimento é animador para a partida contra a Ponte Preta. A bola parada pode ser um importante recurso caso a Macaca venha retrancada e apostando em contra-ataques.
Em 2016, o Cruzeiro anotou três gols de falta. O primeiro foi do canhoto Sánchez Miño (já deixou o clube), na vitória sobre o Guarani de Divinópolis por 2 a 0, pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Os outros dois saíram do pé dirieto de Arrascaeta: vitória sobre o Campinense por 3 a 2, pela primeira fase da Copa do Brasil, e derrota para o Santa Cruz por 4 a 1, pelo Brasileiro.
Com relação aos pênaltis, Ramón Ábila foi o único a treinar. Ele teve bom aproveitamento no duelo com Rafael e só desperdiçou uma cobrança. Com a camisa cruzeirense, o argentino fez um gol em penalidade máxima na vitória por 5 a 2 sobre o Botafogo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Volante poupado

Denílson é considerado por Mano Menezes um jogador de características semelhantes às de Henrique. Emprestado pelo Al Wahda dos Emirados Árabes Unidos até dezembro, o meio-campista fez apenas três partidas pela Raposa, todas como suplente.
Time
Antes do treino, o técnico Mano Menezes já havia confirmado, em entrevista coletiva, a equipe titular para sábado.
“Treino para mim é coisa séria. Fiz o treino, não faço para enganá-los. Vamos fazer pequenos ajustes hoje ainda. Com base em dificuldades que vimos. Discutir com alguns jogadores algumas coisas importantes, mostrar a eles alguns caminhos. Estar o mais bem preparado possível para o jogo”.
Conforme mostrado em trabalho tático nessa quinta-feira, a Raposa enfrentará a Ponte Preta com Rafael; Ezequiel, Leo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Rafinha; Rafael Sobis e Ramón Ábila.