Superesportes

CRUZEIRO

Saem experientes, entram jovens; exemplos de goleiros que encararam pressão no Cruzeiro

Com lesão de Fábio, clube celeste deverá apostar em atletas oriundos da categoria de base, assim como fez em outras ocasiões. Relembre algumas situações

Rafael Arruda
Referência do elenco do Cruzeiro, o goleiro Fábio sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará afastado dos gramados por oito meses
Entre o restante da temporada 2016 e o primeiro semestre de 2017, o clube celeste terá pelo menos mais 40 partidas oficiais e precisará o mais rápido possível definir o substituto do camisa 1As três opções disponíveis no elenco são oriundas da categoria de base: Rafael, Elisson e Lucas França.

Dos suplentes de Fábio, Rafael, de 27 anos, foi o que mais atuou pelo Cruzeiro: 38 partidasElisson, de 29, rodou por nove clubes ao longo da carreira, porém disputou apenas cinco jogos vestindo as cores azuisJá o jovem Lucas França, 20, sagrou-se bicampeão mineiro sub-20 em 2014 e 2015 e, conforme os dois últimos compromissos do time (empates por 1 a 1 com o Corinthians e 2 a 2 com o Coritiba), é o favorito à vaga de titular.

A diretoria cruzeirense não se manifestou se recorrerá ao mercado para contratar goleiro experientePor isso, a princípio, a aposta será feita em um dos três jogadoresNão é a primeira vez que tal situação ocorre na Toca da RaposaO Superesportes elaborou uma lista com exemplos de garotos que subiram das divisões de base e assumiram a pressão de guardar a meta da equipe estreladaEntre os nomes mais conhecidos estão os de Gomes e Jefferson, ambos com passagens pela Seleção Brasileira.

Harlei - 1990 a 1997

Depois do Cruzeiro, Harlei brilhou no Goiás - Foto: DIVULGAÇÃO / GOIÁSFicou por sete anos seguidos no elenco do Cruzeiro e fez parte do time que conquistou títulos importantes, como as Copas do Brasil de 1993 e 1996 e a Copa Libertadores de 1997Apesar disso, só atuava quando Dida ou Paulo César Borges não estavam à disposiçãoEm 1999, transferiu-se para o Goiás, clube pelo qual disputou mais de 800 partidas e virou grande ídolo de todos os tempos.

Nome: Harlei de Menezes Silva
Data de nascimento: 30/03/1972
Altura: 1,80m
Idade: 44
Status: aposentado
Jogos pelo Cruzeiro: 26
Clubes: Cruzeiro (1990 a 1997), Comercial-SP (1998), Vila Nova-GO (1998), Goiás (1999 a 2014)


Rodrigo Posso - 1996 a 2000

Posso deixou o Cruzeiro e se destacou no Tigre - Foto: Vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1996, só jogou 20 vezes em pouco mais de quatro anos como atleta do grupo principal da Raposa
Notabilizou-se pelo longo período a serviço do Ipatinga.

Nome: Rodrigo Posso Moreno
Data de nascimento: 16/05/1976
Altura: 1,86m
Idade: 40
Status: aposentado
Jogos pelo Cruzeiro: 20
Clubes: Cruzeiro, Ipatinga, Desportiva Ferroviária/ES, Rio Branco, Tuna Luso/PA, Remo/PA, ABC/RN, Gama/DF, Ermis Aradippou/CHP, Uberlândia, Social e Nacional.


Jefferson – 2000 a 2002

Jefferson viveu altos e baixos na meta do Cruzeiro - Foto: EM DA PRESSFoi numa tarde de sábado, dia 19 de agosto de 2000, que o então adolescente Jefferson, de 17 anos, estreou como profissional do CruzeiroNa partida contra o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, o garoto fez ótimas defesas e ainda contou com a sorte ao ver o meia Renato desperdiçar uma cobrança de pênalti (acertou a trave)O argentino Sorín marcou o único gol que garantiu a vitória mineira por 1 a 0, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Jefferson só virou titular porque André havia sofrido lesão grave no joelho direito no empate por 2 a 2 com o São Paulo, três dias antes, e o reserva Rodrigo Posso, citado acima na matéria, também se encontrava no departamento médicoA “loucura” de puxar um sub-17 para o time de cima partiu do técnico Luiz Felipe Scolari.

Uma semana depois, o Cruzeiro contratou Fabiano, que estava na reserva da PortuguesaMas ele precisou de um tempo para assumir a titularidade, pois Jefferson atravessava grande fase e saiu da equipe apenas por causa de lesão muscular.

O Cruzeiro caiu nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 2000 para o VascoFabiano foi jogar no América em 2001, mas Jefferson continuou na Toca IIEle viveu altos e baixos até ser emprestado ao América-SP e, posteriormente, ao Botafogo, clube onde está atualmenteO goleiro ainda teve passagem significativa pelo futebol turco e disputou 22 jogos pela Seleção Brasileira.

Nome: Jefferson de Oliveira Galvão
Data de nascimento: 02/01/1983
Altura: 1,89m
Idade: 33
Status: em atividade
Jogos pelo Cruzeiro: 81
Clubes: Cruzeiro, América-SP, Botafogo, Trabzonspor/TUR e Konyaspor/TUR
Seleção Brasileira: 22 jogos


Gomes – 2002 a 2004

Gomes foi campeão com o Cruzeiro em 2003 - Foto: Paulo Filgueiras/Estado de Minas Quase um ano mais velho que Jefferson, Gomes foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2002 e, a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo, passou a integrar o elenco profissional no segundo semestreA primeira partida do goleiro aconteceu em 4 de setembro daquele ano, quando o Cruzeiro venceu o São Paulo por 3 a 1, no Independência.

No ano seguinte, Gomes virou titular absoluto do time que encantou o país e conquistou Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato BrasileiroEm 2004, o camisa 1 foi vendido ao PSV Eindhoven, da Holanda, por aproximadamente R$ 4 milhões.

Com estilo arrojado e apelidado de “homem-borracha” pela elasticidade nas defesas, Gomes construiu carreira de respeito também no futebol da Inglaterra e defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010.

Nome: Heurelho da Silva Gomes
Data de nascimento: 15/02/1981
Altura: 1,91m
Idade: 35
Status: em atividade
Jogos pelo Cruzeiro: 110
Clubes: Cruzeiro, PSV Eindhoven/HOL, Tottenham/ING, Hoffenheim/ALE e Watford/ING
Seleção Brasileira: 11 jogos


Gatti - 2004 a 2008

Gatti: melhor momento em clássico contra o Galo - Foto: Gontijo/Estado de Minas Com as lesões de Fábio, ainda no Campeonato Mineiro, e Lauro, no início do Brasileiro, Gatti teve sequência de seis partidas como titular do Cruzeiro na Série A de 2007
Embora não tenha mostrado potencial para seguir atuando com regularidade, o jogador ganhou prestígio ao defender cobrança de pênalti na vitória celeste sobre o Atlético em clássico válido pela sétima rodada, no dia 24 de junho.

Nome: Rafael Savério Gatti
Data de nascimento: 05/09/1984
Altura: 1,87m
Idade: 31
Status: em atividade
Jogos pelo Cruzeiro: 7
Clubes: Cruzeiro, Cabofriense/RJ, CFZ/RJ, Juventude/RS, Anapolina/GO, ASA/AL, Brasiliense/DF, Cuiabá/MT, Volta Redonda/RJ, Mirassol/SP e Guarani/SP


Rafael - 2008 até o presente

Rafael é o principal cotado para assumir a meta - Foto: Euler Junior/Estado de Minas Se não fosse pela fratura no quarto dedo da mão direita sofrida há um mês, Rafael seria o escolhido para substituir Fábio de imediatoPor causa do problema, o habitual reserva, que retornou recentemente à preparação física, está atrás de Lucas França e Elisson.

Rafael, porém, já vivenciou experiências mais embaraçosas que seus colegas de posiçãoFoi ele quem teve a responsabilidade de guardar a meta cruzeirense na histórica vitória por 6 a 1 sobre o Atlético, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, já que Fábio estava suspenso Naquela ocasião, a equipe corria o risco de ser rebaixada à Segunda Divisão.

Em 38 partidas pelo Cruzeiro, Rafael contabiliza dois pênaltis defendidos

Nome: Rafael Pires Monteiro
Data de nascimento: 23/06/1989
Altura: 1,92m
Idade: 27
Status: em atividade
Jogos pelo Cruzeiro: 38
Clube: Cruzeiro