Desde quando assumiu o comando do Cruzeiro, no empate contra o Figueirense (2 a 2), no Mineirão, no dia 21 de maio, o técnico Paulo Bento ainda não conseguiu repetir nem sequer uma vez a escalação do time. Já são 13 jogos do português à frente do time mineiro e 13 times diferentes em campo.
Os motivos para tantas alterações vão desde as muitas lesões, passando pelas suspensões e considerando também as opções técnicas e táticas do treinador para cada partida.
Com relação aos muitos machucados, Paulo Bento já reclamou publicamente, preocupado com o excesso de lesões dos jovens jogadores do Cruzeiro. Mais de um time de atletas já passou pelo departamento médico desde a chegada do português à Toca da Raposa: Dedé, Manoel, Marcos Vinícius, Allano, Judivan, Lucas, Robinho, Mayke, Alisson, Lucas Romero, Alex e Bruno Ramires.
Das opções no elenco, o português já perdeu duas: o argentino Sanchéz Miño, que entrou em acordo para deixar o Cruzeiro e hoje procura um novo clube, e o atacante Rafael Silva, que foi emprestado ao Figueirense. Outros jogadores chegaram: os atacantes Rafael Sobis e Ramón Ábila, o meia Rafinha e o lateral-esquerdo Edimar.
Já regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Sobis e Edimar devem fazer a estreia com a camisa estrelada na partida desta segunda-feira, contra o Atlético-PR, no Mineirão. Eles podem, inclusive, começar entre os titulares.
Como o calendário brasileiro é longo, o português já demonstrou que dará chance a todos os jogadores. O Cruzeiro poderá disputar até 68 partidas nesta temporada desde que chegue à final da Copa do Brasil. Quando treinou o Sporting, Paulo Bento chegou a, no máximo, 56 partidas (2007/2008). Vale ressaltar que também é da cultura europeia a filosofia de rodar o elenco, valorizando os jogadores.
Entre outros aspectos das mudanças promovidas nas escalações, o treinador português também ressaltou a estratégia necessária para disputar cada jogo. Paulo Bento já sacou jogadores e mudou o posicionamento de alguns atletas em função do adversário.
“Nós tentamos fazer com que todos os atletas se sintam importantes. Isso passa pelo respeito que temos com os jogadores, não apenas os colocando para jogar como também na qualidade de treino que damos a eles. Nem sempre é possível dar oportunidade a todos os jogadores, pois às vezes é preciso alguma continuidade. Mas continuaremos a tentar fazer algumas mudanças de jogo a jogo em função daquilo que não apenas o calendário pede, mas também a estratégia para cada jogo. E com maior equilíbrio na equipe poderemos fazer essa gestão. Já começamos, de alguma forma, a fazer isso até aqui”, destacou o Paulo Bento.
Fábio e Arrascaeta são os únicos presentes em todos os jogos com Bento. O meia uruguaio, inclusive, cresceu de produção com a chegada do treinador português e se transformou em um dos principais jogadores do time. O zagueiro Bruno Viana, considerado por Bento um defensor de grande potencial, ficou fora de apenas uma partida por suspensão. Já o volante Henrique, outro homem de confiança do técnico, não atuou em dois jogos por causa de uma concussão.
Escalações na era Paulo Bento
CRUZEIRO 2X2 FIGUEIRENSE – quatro mudanças (estreia de Paulo Bento)
Fábio; Federico Gino, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Henrique, Bruno Ramires, Pisano (Douglas Coutinho) e De Arrascaeta (Allano); Elber (Ariel Cabral) e Willian
Lucas por Gino - expulso contra o Coritiba
Leo por Bruno Viana - opção
Romero por Bruno Ramires - expulso contra o Coritiba
Allano por Arrascaeta - Arrascaeta se recuperou de concussão cerebral
Bento mudou o time escalado por Geraldo Delamore na derrota por 1 a 0 para o Coritiba pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro.
SANTA CRUZ 4X1 CRUZEIRO – duas mudanças
Fábio; Lucas (Pisano), Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Henrique, Bruno Ramires, Ariel Cabral (Alex) e De Arrascaeta (Douglas Coutinho); Elber e Willian
Gino por Lucas – opção
Pisano por Ariel Cabral – opção
CRUZEIRO 1X1 AMÉRICA – duas mudanças
Fábio; Federico Gino (Douglas Coutinho), Leo, Bruno Viana e Sánchez Miño; Henrique, Bruno Ramires, Ariel Cabral (Robinho) e De Arrascaeta; Elber e Willian (Riascos)
Lucas por Gino – cansaço muscular de Lucas
Bruno Rodrigo por Leo – opção
BOTAFOGO 0X1 CRUZEIRO – cinco mudanças
Fábio; Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Robinho (Marciel) e De Arrascaeta; Elber (Willian) e Riascos (Alisson)
Lucas por Gino – opção
Leo por Bruno Rodrigo – opção
Sánchez Miño por Bryan – opção
Ariel Cabral por Robinho – opção
Willian por Riascos – opção
CRUZEIRO 0X1 SÃO PAULO – uma mudança
Fábio; Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Robinho (Alisson) e De Arrascaeta (Douglas Coutinho); Elber e Willian (Riascos)
Riascos por Willian – opção
ATLÉTICO 2X3 CRUZEIRO – duas mudanças
Fábio; Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Alisson (Allano) e De Arrascaeta;, Elber (Bruno Ramires) eRiascos (Fabrício Bruno)
Robinho por Alisson – edema na coxa direita de Robinho
Willian por Riascos – opção
CRUZEIRO 0 X 1 FLAMENGO – cinco mudanças
Fábio; Bruno Ramires, Fabrício Bruno, Bruno Rodrigo e Allano; Henrique, Ariel Cabral (Mayke), Alisson, De Arrascaeta e Alex (Willian); Riascos (Rafael Silva)
Lucas por Bruno Ramires – expulsão de Lucas no jogo anterior
Bruno Viana por Fabrício Bruno – 3º amarelo de Bruno Viana
Bryan por Allano – expulsão de Bryan no jogo anterior
Lucas Romero por Ariel Cabral – expulsão de Romero no jogo anterior
Elber por Alex – edema na coxa esquerda de Elber
GRÊMIO 2X0 CRUZEIRO – seis mudanças
Fábio; Lucas, Fabrício Bruno, Bruno Viana e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Alisson (Bruno Ramires) e De Arrascaeta; Rafael Silva(Allano) e Riascos (Willian)
Bruno Ramires por Lucas – Lucas cumpriu suspensão
Bruno Rodrigo por B. Viana – Bruno Rodrigo teve virose; Viana cumpriu suspensão
Allano por Bryan – Bryan cumpriu suspensão
Ariel Cabral por Lucas Romero – Romero cumpriu suspensão
Alex por Rafael Silva – opção
PONTE PRETA 0X4 CRUZEIRO – três mudanças
Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Bruno Viana (Fabrício Bruno) e Bryan; Henrique, Bruno Ramires, Lucas Romero e Arrascaeta (Bruno Nazário); Alisson e Riascos (Willian)
Lucas por Mayke – opção
Fabrício Bruno por Bruno Rodrigo – opção
Rafael Silva por Bruno Ramires – opção
CRUZEIRO 2X1 PALMEIRAS – uma mudança
Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan; Henrique, Bruno Ramires, Lucas Romero (Fabrício Bruno) e De Arrascaeta; Alisson (Allano) e Willian (Riascos)
Riascos por Willian – opção
CHAPECOENSE 3X2 CRUZEIRO – duas mudanças
Fábio; Mayke (Lucas), Fabrício Bruno, Bruno Viana e Bryan; Henrique (Federico Gino), Bruno Ramires, Lucas Romero e De Arrascaeta;Matías Pisano (Élber) e Willian
Bruno Rodrigo por Fabrício Bruno - Bruno Rodrigo suspenso pelo 3º amarelo
Alisson por Pisano – Alisson poupado com dores musculares
CRUZEIRO 2X2 VITÓRIA – quatro mudanças
Fábio; Lucas (Willian), Fabrício Bruno, Bruno Viana e Bryan (Allano); Lucas Romero, Bruno Ramires e De Arrascaeta; Elber (Alex), Alisson e Riascos
Mayke por Lucas – lesão na panturrilha esquerda de Mayke
Henrique por Elber – Henrique com concussão cerebral
Pisano por Alisson – opção
Willian por Riascos – opção
VITÓRIA 1X2 CRUZEIRO (Copa do Brasil) – seis mudanças
Fábio; Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Allano; Ariel Cabral, Bruno Ramires, Robinho (Federico Gino) e Alex (De Arrascaeta); Alisson (Bruno Nazário) e Willian
Fabrício Bruno por Bruno Rodrigo – opção
Bryan por Allano – Bryan jogou Copa do Brasil pelo América
Lucas Romero por Ariel Cabral – Romero suspenso pelo 3º amarelo
Elber por Robinho – Elber com lesão muscular na coxa esquerda
Arrascaeta por Alex – Arrascaeta poupado (mas entrou no jogo)
Riascos por Willian – opção
CRUZEIRO
Contusões, suspensões e opções técnicas: Paulo Bento nunca repetiu escalação no Cruzeiro
Já são 13 jogos do português à frente da Raposa e 13 times diferentes
Thiago Madureira /Superesportes , Rafael Arruda /Superesportes
postado em 11/07/2016 12:45 / atualizado em 11/07/2016 13:40
Tags: suspensões lesões cruzeiro opções técnicas paulo bento