“Não passava pela minha cabeça, por tudo que vivi em um ano e meio no México, não queria sair. Mas veio o interesse do Cruzeiro, foi uma negociação bem difícil. Aí foi questão de honra. Por tudo que o Cruzeiro fez para me contratar, honrei minha palavra. Aqui estou hoje e quero agradecer os envolvidos. Sempre sofri com o Cruzeiro, que é um clube que está na ponta de todos os campeonatos. Não poderia encerrar minha carreira sem jogar aqui”, afirmou Rafael Sobis, que deixou o Tigres do México para assinar contrato com a Raposa até dezembro de 2019. ““Sempre preparado para fazer o melhor. Esperamos que seja um semestre de muitos gols, e que a equipe brigue pelo primeiro lugar”, acrescentou Ábila, cujo vínculo terminará em julho de 2020.
O Cruzeiro trabalhará no decorrer desta semana para regularizar as situações dos dois jogadores no Boletim Informativo Diário da CBF. Ainda assim, o brasileiro e o argentino evitam colocar expectativas com relação às respectivas estreias, embora haja possibilidade de ambas ocorrerem na próxima segunda-feira, às 20h, contra o Atlético-PR, no Mineirão, pela 14ª rodada da Série A.
“Já tinha feito parte da pré-temporada, mas tive que parar por causa das negociações. O mais difícil é aquele começo, a adaptação, mas me sinto bem, me sinto cômodo. Não sei se pronto para jogar, vamos ver o decorrer da semana para falar melhor”, frisou Rafael Sobis. “Vai ser com a comissão técnica. Tenho que trabalhar para estar 100%, mas quem toma decisão é a comissão, que vê se estou bem fisicamente, tecnicamente. E contra o Atlético-PR quem sabe posso estar bem. Quero sempre jogar. A garra está lá”, acrescentou Ramón Ábila.
O valor da transferência de Sobis para o Cruzeiro não foi divulgado por Tigres e Cruzeiro. Já Ábila, de acordo com a diretoria do Huracán, teve 50% dos direitos econômicos comprados pelo clube mineiro por US$ 3,82 milhões.
Rafael Sobis na íntegra
Negociação com o Tigres
Foi negociação difícil. Todo mundo teve parte importante para que eu esteja aqui hoje vestindo essa camisa. Só tenho que agradecer os envolvidos por estar aqui.
Quando jogará?
Já tinha feito parte da pré-temporada, mas tive que parar por causa das negociações. O mais difícil é aquele começo, a adaptação, mas me sinto bem, me sinto cômodo. Não sei se pronto para jogar, vamos ver o decorrer da semana para falar melhor.
Será protagonista?
Não jogo sozinho. Venho para somar. O Cruzeiro é um clube grande, maravilhoso, e está acostumado à parte de cima da tabela do campeonato.
Trabalho com Paulo Bento
Hoje estou numa fase de adaptação. É um estilo de trabalho diferente para vocês no Brasil, mas já estou acostumado a esse estilo. Creio que não terei problema em me adaptar. É entrar em forma e entrar no ritmo de jogo.
Experiência
Espero ajudar muito. O Cruzeiro é um time de jovens, da base. Precisamos ter paciência para não queimá-los. Então quero ajudar a ser campeão, como fui por todos os times que joguei. A idade chega para todo mundo. Estamos aqui para ajudar e esperamos que os meninos saibam escolher o melhor caminho. Na vida há caminhos bons e ruins, a pessoa escolhe qual quiser. E estamos aqui para ajudar.
Apresentação no Mineirão
A festa foi maravilhosa. Só faltou a vitória para ser perfeito. Tenho que agradecer a torcida pela recepção. Sobre o jogo, enfrentamos um time muito bem postado. Infelizmente veio o empate (2 a 2 com o Vitória). Serve de lição para não se repetir em outras oportunidades
Ansiedade em acompanhar de fora
É difícil para nós jogadores ficarmos fora. Mas do outro lado há um rival e uma equipe que se prepara para vencer também.
Copa do Brasil
É uma competição que no Brasil vale muito. Leva o clube à Libertadores. Da minha parte é um objetivo sim, pois é um título que não tenho.
Ajudar o time a fazer gols
Minha função será fazer gols. Fui contratado para isso. Com relação às finalizações, que bom que o time produz bastante. Sobre a bola entrar, é questão de treinamento. Vamos trabalhar para fazer com que a bola entre.
Filhos Rafinha e Nicholas no estádio
O fato de eles estarem ontem no estádio foi importante para eles. Cria uma emoção, simpatiza com o clube. Enquanto eu estiver aqui, eles serão cruzeirenses sim.
Função em campo
Mudei um pouquinho meu estilo de jogo. Talvez tenha sido os números mais expressivos da minha carreira. Mas, do meio para a frente, atuo em todas as opções.
Escolha pelo Cruzeiro
Não passava pela minha cabeça, por tudo que vivi em um ano e meio no México, não queria sair. Mas veio o interesse do Cruzeiro, foi uma negociação bem difícil. Aí foi questão de honra. Por tudo que o Cruzeiro fez para me contratar, honrei minha palavra. Aqui estou hoje e quero agradecer os envolvidos. Sempre sofri com o Cruzeiro, que é um clube que está na ponta de todos os campeonatos. Não poderia encerrar minha carreira sem jogar aqui.
Posição: atacante
Data de nascimento: 16/06/1985
Idade: 31
Altura: 1.75m e 78 kg
Naturalidade: Erechim/RS
Carreira: Internacional (2004 a 2006), Betis/ESP (2006 a 2008), Al-Jazira-EAU (2008 a 2010), Internacional (2010 a 2011), Fluminense (2011 a 2014), Tigres/MEX (2015 a 2016) e Cruzeiro (2016)
Títulos: Campeonato Gaúcho (2004, 2005 e 2011), Campeonato Carioca (2012), Campeonato Brasileiro (2012), Copa Libertadores (2006 e 2010) e Campeonato Mexicano – Torneio Apertura (2015)
Jogos/gols: 505/128
Ramón Ábila na integra
Futebol brasileiro
A verdade é que gosto muito do futebol brasileiro. Do campo, da torcida. Um estádio com muita gente, um bom jogo. Enfrentar times brasileiros na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana é muito complicado. A negociação foi complicada, creio que a decisão foi acertada. É um clube de muita estrutura.
Escolha pelo Cruzeiro
Gosto muito de jogar num ambiente com muita gente. O Cruzeiro tem isso, uma torcida muito grande. E é um grande clube da América do Sul.
Objetivos
Sempre me preparo para ser o melhor. Espero fazer muitos gols, ter bom rendimento e ajudar a equipe.
Adaptação
Não é fácil alguém de outro país adaptar a outro país. Primeiramente se fala com companheiros. Tem muita coisa diferente. É importante para um atacante fazer gols. Se tiver muito zero a zero é ruim para um atacante.
As coisas estão avançando. Todo mundo falando comigo. Pisano falando para mim, facilitando o diálogo. Espero estar 100% nisso. Estou me sentindo melhor, com muita gana. Falta mais treinamento. Voltei agora de férias. Esperamos ir bem nesse semestre e o fazer da melhor maneira
Estreia quando?
Isso cabe ao corpo técnico. Vou trabalhar para estar 100% fisicamente, taticamente, mas dependerá do corpo técnico.
Segredo para a posição
Sou o camisa 9, gosto de definir as jogadas. É a minha função. Não há muita ciência, é fazer os gols.
Seleção Argentina?
Se mantiver uma continuidade importante de gols, nunca se sabe, né? Espero fazer muitos gols, se a equipe ficar em primeiro lugar será mais vistoso, então tudo é uma consequência.
Pressão da torcida
Quatro ou cinco pessoas, quarenta ou cinquenta mil pessoas diante de mim é a mesma coisa. Tenho que dar meu melhor. Claro que mais gente é melhor. Quero dar meu melhor para todas as pessoas. Toda essa gente espera que eu faça as coisas bem. E que eu mereça jogar aqui. Estou entusiasmado em jogar aqui, um grande clube da América do Sul.
O que foi observado do Cruzeiro?
A determinação da jogada, se a equipe cria situações, quem está dentro da área está mais fácil de fazer gols. Vi muitas partidas do time, que cria muitas situações, mas não está indo tão nas finalizações. Não me assustaria com criações, porque estão criando bem. Falta finalizar melhor. Todo mundo trabalhando cada vez mais. Espero que os companheiros entendam minha forma de jogar e que eu possa colaborar com que a equipe necessita.
Melhor momento da carreira
Sim (melhor momento da minha carreira). E quando as coisas saíram mais rapidamente. Forma de trabalhar é mais tranquila depois de tudo. Estou numa equipe que me dá tranquilidade e a comissão me dá confiança. Creio que estou no melhor momento e espero fazer aqui o que fiz no Huracán.
Inspiração
Luis Suaréz e outros jogadores que finalizam bem dentro da área. Mas para mim o melhor é Suárez.
Posição: atacante
Data de nascimento: 14/10/1989
Idade: 26
Altura: 1.80m e 88 kg
Naturalidade: Córdoba/ARG
Carreira: Instituto/ARG (2008 a 2011), Sarmiento/ARG (2011 e 2012), Deportivo Morón (2012 a 2013), Instituto/ARG (2013), Huracán/ARG (2014 a 2016) e Cruzeiro (2016
Títulos: Primeira B Metropolitana (2012), Copa Argentina (2013 e 2014) e Supercopa Argentina (2014)
Jogos/gols: 229/83