A parte de baixo do Nacional está bem embolada. Além da equipe celeste, América, Botafogo, Sport e Coritiba estão com oito pontos – nos critérios de desempate, o Cruzeiro fica na última posição. Em busca de reação, a Raposa visita a Ponte Preta na próxima quarta-feira, às 19h30, no Moisés Lucarelli.
A situação do Cruzeiro pressiona ainda mais a diretoria. O clube precisa de reforços para tentar sair desta posição, mas até agora nenhum jogador foi confirmado. A cúpula de futebol já sondou vários nomes e deve dar uma resposta nos próximos dias.
Para o jogo deste domingo, o técnico Paulo Bento teve um problema de última hora para escalar o time. O zagueiro Bruno Rodrigo, com uma virose, ficou fora da partida. Fabrício Bruno ganhou a vaga e formou um jovem miolo de zaga com Bruno Viana.
Castigo no fim do 1º tempo
A tônica do início da partida foi a forte marcação. Nos primeiros 45 minutos, pouca criatividade na Arena, resultado dos muitos passes errados. A falta de qualidade técnica emperrava as investidas do Cruzeiro. Bryan, por exemplo, recebeu uma bola limpa na esquerda e, mesmo sem marcação, isolou a pelota. O pior é que, se olhar para o banco, Paulo Bento não tem opção para o setor, uma vez que o argentino Sánchez Miño foi liberado.
Outro que errou muito foi o atacante Riascos. A despeito da dedicação, o atacante colombiano não conseguiu dialogar com jogadores de frente. Ciente dessa carência no ataque, a diretoria busca substitutos no mercado. Rafael Sóbis, do Tigres, e Nilmar, do Al-Nasr, estão na mira.
Individualmente, nenhum jogador do Cruzeiro se destacou em campo. Nem o nevoeiro em Porto Alegre pode ser usado como justificativa para a partida ruim.
No fim da etapa inicial, o Grêmio imprimiu ritmo mais forte e conseguiu abrir o placar. Aos 44 minutos, Everton cruzou na cabeça de Luan, que escorou para o gol: 1 a 0. O destaque do time gaúcho estava sozinho na área, falha de marcação da jovem dupla de zaga.
Derrota amarga no Sul
Na volta do intervalo, Paulo Bento mudou a equipe. A saída de Rafael Silva para a entrada de Allano não surtiu o efeito esperado. O Cruzeiro continuou sem inspiração e viu o Grêmio dominar a etapa final.
Logo aos 6 minutos, Douglas ampliou o marcador. Luan, o melhor da partida, costurou boa jogada na entrada da área e acertou forte chute. Fábio espalmou na cabeça do meia gremista: 2 a 0.
O Grêmio continuou assustando. Aos 9, Ramiro chutou forte, mas a bola passou por cima da meta defendida por Fábio. Em um lance fortuito, o Cruzeiro conseguiu um pênalti. Riascos chutou, e a bola bateu no braço do lateral Marcelo Oliveira. Na cobrança, De Arrascaeta isolou a bola.
Na sequência, o Grêmio conseguiu segurar o jogo. O Cruzeiro agora precisa de se reabilitar para não voltar a viver o pesadelo do risco de queda, como ocorreu em 2011, quando se garantiu na elite na última rodada.
GRÊMIO 2 X 0 CRUZEIRO
Grêmio: Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel (Marcelo Hermes), Wallace Reis (Bressan) e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon (Jailson), Giuliano, Douglas e Everton; Luan
Técnico: Roger
Cruzeiro: Fábio; Lucas, Bruno Viana, Fabrício Bruno e Bryan; Lucas Romero e Henrique, Alisson (Bruno Ramires), Arrascaeta e Rafael Silva (Allano); Riascos (Willian)
Técnico: Paulo Bento
Gols: Luan e Douglas
Cartão amarelo: Riascos e Bruno Viana
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Horário: 19h
Data: domingo, 19 de junho de 2016
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)