Desde sua chegada ao Cruzeiro, o técnico português Paulo Bento mudou radicalmente a rotina de trabalho do clube. Além de marcar a maioria dos treinamentos para o período da manhã e permitir a presença da imprensa por apenas alguns minutos, o treinador revelou que vai comandar uma atividade extra neste sábado, dia do jogo do Cruzeiro contra o Figueirense, marcado para 21h, no Mineirão. Prática nada comum no futebol brasileiro.
"Temos uma ideia, é evidente. De qualquer maneira, não temos tudo completamente inserido. Amanhã de manhã ainda vamos fazer algo em relação ao jogo. Durante o dia definiremos a equipe que jogará a segunda rodada do Campeonato Brasileiro", disse o treinador.
A atividade da manhã de sábado durará cerca de meia hora. Será uma espécie de "aquecimento" e reprogramação daquilo que o time pretenderá apresentar diante do Figueirense. "Nossa opção nesta primeira semana foi uma estratégia muito mais coletiva para que todos assimilem o que pretendemos fazer. Obviamente, com uma semana é impossível conseguir tudo. De qualquer forma, estamos satisfeitos com o que conseguimos ao longo da semana".
Depois de quatro dias conhecendo o elenco, Paulo Bento falou a respeito da expectativa para seu primeiro jogo à frente do clube e fez breve avaliação acerca do rival deste sábado. "Do outro lado teremos uma equipe que jogou de forma agressiva, em sua casa, no primeiro jogo e empatou (por 0 a 0 com o Figueirense). Vamos preparar nossos jogadores para várias hipóteses, vários cenários".
Calendário
O calendário do futebol brasileiro voltou a ser tema na entrevista de Paulo Bento. Segundo ele, a comissão técnica estudará ações para minimizar o cansaço proporcionado por uma rotina muito mais desgastante que na Europa. "A quantidade de jogos do campeonato não é tão diferente. A grande diferença não é o número de jogos, e sim o período. Na Europa começa em agosto e acaba no fim de maio (quase 10 meses). No Brasil começa em maio e acaba no início de dezembro (pouco menos de 7 meses). E ainda há Copa do Brasil, com jogos em casa e fora, os Estaduais e as competições internacionais", observou o treinador.
Bento também destacou a distância das viagens pelo país, uma vez que a extensão territorial no Brasil (8,51 milhões de km²) é quase do tamanho do continente europeu (10,1 milhões de km²) e corresponde a mais de 90 vezes o tamanho de Portugal (92 mil km²). "No meu país, por exemplo, as viagens são curtas. Fazemos na véspera do jogo e retornamos depois do jogo. É algo que nós devemos nos adaptar também", finalizou.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Paulo Bento surpreende e anuncia treino no sábado, dia da partida contra o Figueirense
Treinador também falou sobre as diferenças no calendário português e brasileiro
Rafael Arruda /Superesportes , Tayrane Corrêa /Superesportes
postado em 20/05/2016 15:30 / atualizado em 20/05/2016 16:12