Até aqui, o Cruzeiro disputou 20 partidas oficiais na temporada: 13 no Campeonato Mineiro, três na Primeira Liga, três na Copa do Brasil e uma no Campeonato Brasileiro. E o calendário sufocante continua, sem pausas para competições disputadas pelas seleções nacionais, como a Copa América, a Olimpíada e as Eliminatórias. Diante deste cenário, o novo técnico do Cruzeiro Paulo Bento já avisou: vai poupar jogadores e alternar o time titular no restante de 2016.
“O calendário obriga um bocadinho a ter essa ideia, a rotatividade (risos). A própria quantidade de jogos em pouco espaço de tempo nos obriga a fazer algumas alterações. Mudar uma quantidade elevada de jogadores pode não ser benéfico. Mas a verdade é que, em alguns momentos da temporada, teremos que mudar. É quase obrigatório da nossa parte”, disse o português durante entrevista coletiva concedida na tarde desta segunda-feira, na Toca da Raposa II.
Até dezembro, o Cruzeiro atuará pelo menos mais 41 vezes. No Campeonato Brasileiro, que começou no último fim de semana, são 37 rodadas restantes, incluindo jogos com viagens longas pelo país. Classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, o elenco celeste espera Portuguesa ou Vitória para confrontos de ida e volta. Se avançar, são pelo menos mais duas partidas nas oitavas de final da competição. Em caso de eliminação na terceira fase, o Cruzeiro disputará, no mínimo, dois jogos na Copa Sul-Americana.
O novo treinador lamenta a quantidade alta de jogos, mas espera que o calendário também sirva de motivação para os atletas do elenco celeste. A ideia é envolver todos os integrantes do grupo nas competições que o Cruzeiro tem pela frente.
“Seremos obrigados a fazer algumas alterações, a mudar rotinas. E também queremos envolver todos os jogadores, que todos saibam o que têm de fazer em cada momento do jogo e entendam que o treino é a melhor mensagem para compreender o que farão durante a partida”, disse.
Apesar das críticas ao calendário, o português evita condenar a quantidade de datas do Campeonato Brasileiro, competição mais longa do futebol nacional. Para ele, o problema não é o número de rodadas, mas o modo como os jogos estão distribuídos durante o ano.
“São 38 jornadas (rodadas) só no Brasileirão. Espanha também tem, Inglaterra, França. A diferença é que na Europa são 38 jornadas em 10 meses. No Brasil, esses jogos são disputados em sete meses. Ainda há Copa do Brasil em duas mãos (ida e volta), os Estaduais... Mas creio que isso nos obrigará a ficar ainda melhores. Temos que preparar melhor as estratégias, os conceitos. Os intervalos entre os jogos nem sempre serão os mesmos”, completou.
Paulo Bento terá poucos dias de preparo até a estreia no Cruzeiro. Nesta segunda-feira, o português conheceu a estrutura da Toca da Raposa II e conversou com o elenco celeste. O primeiro treino sob o comando dele ocorrerá nesta terça-feira. A estreia no banco de reservas será contra o Figueirense, sábado, às 21h, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
CRUZEIRO
Calendário mais apertado que na Europa fará Paulo Bento adotar rodízio no Cruzeiro
Novo técnico estreia no comando celeste neste sábado, às 21h, contra o Figueirense
postado em 16/05/2016 18:15 / atualizado em 16/05/2016 20:33
Tags: cruzeiroec cruzeiro interiormg futnacional seriea paulo bento