Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Calendário mais apertado que na Europa fará Paulo Bento adotar rodízio no Cruzeiro

Novo técnico estreia no comando celeste neste sábado, às 21h, contra o Figueirense

postado em 16/05/2016 18:15 / atualizado em 16/05/2016 20:33

Rodrigo Clemente/E.M.
Até aqui, o Cruzeiro disputou 20 partidas oficiais na temporada: 13 no Campeonato Mineiro, três na Primeira Liga, três na Copa do Brasil e uma no Campeonato Brasileiro. E o calendário sufocante continua, sem pausas para competições disputadas pelas seleções nacionais, como a Copa América, a Olimpíada e as Eliminatórias. Diante deste cenário, o novo técnico do Cruzeiro Paulo Bento já avisou: vai poupar jogadores e alternar o time titular no restante de 2016.

“O calendário obriga um bocadinho a ter essa ideia, a rotatividade (risos). A própria quantidade de jogos em pouco espaço de tempo nos obriga a fazer algumas alterações. Mudar uma quantidade elevada de jogadores pode não ser benéfico. Mas a verdade é que, em alguns momentos da temporada, teremos que mudar. É quase obrigatório da nossa parte”, disse o português durante entrevista coletiva concedida na tarde desta segunda-feira, na Toca da Raposa II.

Até dezembro, o Cruzeiro atuará pelo menos mais 41 vezes. No Campeonato Brasileiro, que começou no último fim de semana, são 37 rodadas restantes, incluindo jogos com viagens longas pelo país. Classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, o elenco celeste espera Portuguesa ou Vitória para confrontos de ida e volta. Se avançar, são pelo menos mais duas partidas nas oitavas de final da competição. Em caso de eliminação na terceira fase, o Cruzeiro disputará, no mínimo, dois jogos na Copa Sul-Americana.

O novo treinador lamenta a quantidade alta de jogos, mas espera que o calendário também sirva de motivação para os atletas do elenco celeste. A ideia é envolver todos os integrantes do grupo nas competições que o Cruzeiro tem pela frente.

“Seremos obrigados a fazer algumas alterações, a mudar rotinas. E também queremos envolver todos os jogadores, que todos saibam o que têm de fazer em cada momento do jogo e entendam que o treino é a melhor mensagem para compreender o que farão durante a partida”, disse.

Apesar das críticas ao calendário, o português evita condenar a quantidade de datas do Campeonato Brasileiro, competição mais longa do futebol nacional. Para ele, o problema não é o número de rodadas, mas o modo como os jogos estão distribuídos durante o ano.

“São 38 jornadas (rodadas) só no Brasileirão. Espanha também tem, Inglaterra, França. A diferença é que na Europa são 38 jornadas em 10 meses. No Brasil, esses jogos são disputados em sete meses. Ainda há Copa do Brasil em duas mãos (ida e volta), os Estaduais... Mas creio que isso nos obrigará a ficar ainda melhores. Temos que preparar melhor as estratégias, os conceitos. Os intervalos entre os jogos nem sempre serão os mesmos”, completou.

Paulo Bento terá poucos dias de preparo até a estreia no Cruzeiro. Nesta segunda-feira, o português conheceu a estrutura da Toca da Raposa II e conversou com o elenco celeste. O primeiro treino sob o comando dele ocorrerá nesta terça-feira. A estreia no banco de reservas será contra o Figueirense, sábado, às 21h, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Tags: cruzeiroec cruzeiro interiormg futnacional seriea paulo bento