"Quero ressaltar aqui que a conversa foi de presidente para presidente. O Gilvan foi correto com a gente, então a gente foi correto com ele. O Bryan gosta do América, tem as portas abertas aqui, mas como o contrato dele acabava em agosto, não fazia sentido a gente ficar segurando. Chegou a hora de ele 'voar'. A gente deseja sorte e o agradece pelos serviços prestados", disse Alencar, que esteve reunido com Gilvan de Pinho Tavares nesta terça-feira. Além de uma compensação financeira e da cessão de 10% dos direitos econômicos ao Coelho, o Cruzeiro pode emprestar algum jogador pouco aproveitado de seu elenco. Essa situação ficará a critério do departamento de futebol liderado pelo diretor Sidiclei Menezes e o técnico Givanildo Oliveira.
Nesta terça-feira, o lateral-esquerdo se despediu dos colegas no CT Lanna Drumond e levou consigo uma camisa assinada por todos os jogadores. Ele não participará da partida contra o Bahia, nesta quarta-feira, às 21h45, pela segunda fase da Copa do Brasil. Como já disputou o torneio de mata-mata vestindo a camisa do Coelho - fez o gol no empate por 1 a 1 com o Red Bull Brasil, na primeira fase -, Bryan só será utilizado pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro.
Currículo
Revelado na base do América, Bryan foi campeão do Brasileiro Sub-20 em 2011 e subiu para o profissional em 2012 sob o comando de Givanildo Oliveira. Titular em quase toda a temporada, participou de 48 jogos e marcou três gols. No começo de 2013, o Coelho vendeu 60% dos direitos do jogador para investidores por R$ 1,4 milhão. Esse grupo o colocou no Benfica.
Em Portugal, Bryan chegou a ser inscrito para disputar a Liga Europa, mas só participou de jogos pelo time B. No grupo principal, figurou algumas vezes no banco de reservas. Passado o período de empréstimo, o lateral voltou ao clube alviverde, disputou apenas três jogos e foi cedido à Portuguesa, pela qual jogou Brasileirão de 2013 e Campeonato Paulista de 2014. Em maio, o América emprestou Bryan para a Ponte Preta. Ele integrou o elenco promovido à Série A do ano seguinte, mas não teve o contrato renovado.
Em 2015, Bryan retornou ao Independência e fez parte das equipes que conquistaram o acesso à Série A, no ano passado, e o Campeonato Mineiro, em 2016. Ele fez 93 jogos pelo América e marcou nove gols, sendo dois em clássicos contra Cruzeiro e Atlético.
Bryan
Nome: Bryan da Silva Garcia
Data de nascimento: 28/03/1992
Idade: 24 anos
Naturalidade: Belo Horizonte-MG
Posição: lateral-esquerdo
Altura: 1,76m
Clubes: América (2011 a 2016), Benfica-POR (2013), Portuguesa (2013), Ponte Preta (2014) e Cruzeiro (2016)
Título: Campeonato Mineiro (2016)
Números na carreira
América: 93 jogos e 9 gols
Ponte Preta: 28 jogos e 1 gol
Portuguesa: 20 jogos
Benfica "B": 6 jogos
Total: 147 jogos e 10 gols