A iniciativa do Cruzeiro tenta facilitar a comunicação dos estrangeiros com os demais jogadores e comissão técnica, além de apressar a adaptação desses atletas ao Brasil.
Entre os estrangeiros do elenco cruzeirense, quem está há mais tempo no clube é o uruguaio De Arrascaeta, contratado no início de 2015Porém, o meia ainda concede entrevistas em espanhol, embora já tenha manifestado que não tem dificuldades para entender as perguntas.
Depois de um ano morando em Belo Horizonte, De Arrascaeta crê que o aprendizado de português poderá aumentar a confiança dos jogadores“Quando chega um jogador que não conhece muito o idioma, é fundamental (que tenha aulas)Isso ajudaria a se relacionar com os companheiros, para saber o que a comissão técnica quer em campoE, coletivamente, ajudaria muitoO jogador ganharia confiança muito mais rápido”, analisou.
Além do uruguaio De Arrascaeta, o elenco do Cruzeiro tem quatro jogadores argentinos: Ariel Cabral, Lucas Romero, Sánchez Miño e Matías PisanoJá Federico Gino nasceu no Brasil, mas passou a viver no Uruguai ainda no início de sua infância.