Gerente de Sports Marketing do Grupo Dass, que representa a Umbro no Brasil, Eduardo Dal Poggeto conversou com o Superesportes. Como de praxe, o dirigente desmentiu qualquer negociação com o Cruzeiro, mas contou sobre os diferenciais competitivos da marca no mercado, o procedimento de internacionalização dos clubes parceiros, além do processo de investimentos no departamento de futebol das equipes.
Por fim, Poggeto comentou sobre a repercussão de um possível acerto da Umbro com o Cruzeiro. Depois da reportagem publicada pelo Superesportes, no início da última semana, os torcedores levaram o nome da marca aos assuntos mais comentados do Twitter em Belo Horizonte.
Confira a entrevista com o gerente da Umbro:
Quais as peculiaridades e diferenciais competitivos do trabalho da Umbro com um clube da Série A?
O grande diferencial é o DNA da marca, a história de mais de 90 anos dentro do futebol. Ela nasceu junto com o esporte e até hoje vive e respira futebol todos os dias. Além disso temos um atendimento específico para cada clube que atende às necessidades de cada um e da marca também. Fazemos uma análise sobre a história de cada clube, não só os da Série A mas de qualquer outro parceiro, e sobre a identidade possível com a marca. Temos uma maneira diferenciada de confeccionar as camisas e a nossa padronagem agrada os consumidores, até mesmo torcedores rivais.
Como é o processo de internacionalização do clube parceiro? Venda de produtos do clube em outros cantos do mundo, ativações fora do país?
Cada caso é estudado de uma maneira. Como a Umbro é uma marca globalizada, por si só isso já torna o parceiro reconhecido internacionalmente. Nossa comunicação é global, ela ativa a marca de cada clube onde há o interesse.
Algumas marcas que desembarcaram no Brasil recentemente têm ajudado os clubes parceiros com fortalecimento do futebol. A Umbro também explora esse 'nicho'?
Essa movimentação já era esperada e está em nossos radares. Com o aumento da visibilidade, mídia, contratos e audiência mundial do esporte, esse é um movimento natural. A Umbro é uma marca 100% dedicada ao futebol e explora ao máximo as possibilidades de fortalecer os clubes parceiros, é uma via de mão dupla. Onde há uma relação “ganha, ganha” a gente costuma embarcar. Mas, ressalto, isso é avaliado caso a caso.
Como a Umbro recebeu a repercussão super positiva de um possível acerto com o Cruzeiro?
É importante frisar que não há nenhuma confirmação sobre negociação, por parte da Umbro. Não podemos revelar movimentações neste sentido. Verificamos a repercussão, e constatar que a marca é muito querida pela torcida desses grandes clubes nos deixa muito felizes e lisonjeados. São clubes de grande porte e ter essa repercussão é gratificante. Só reforça que estamos no caminho certo.