Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Alvo recente de europeus, Romero é negócio que 'cai do céu' para o Cruzeiro e pode render milhões

Volante pode chegar em condição vantajosa e ajudar clube a faturar no futuro

postado em 30/01/2016 18:30 / atualizado em 30/01/2016 18:45

AFP


O Cruzeiro é conhecido no Brasil e no exterior como bom vendedor e não à toa foi escolhido para ser o destino do jovem e promissor volante argentino Lucas Romero. O jogador de 21 anos deve confirmar na segunda-feira a sua despedida do Vélez Sarsfield, clube com o qual tinha contrato até junho, e se transferir para Belo Horizonte. Todos os detalhes já foram acertados com a diretoria celeste para ele assinar um contrato de pelo menos três anos. Trata-se de um negócio raro tendo em vista que, há menos de um ano, Lucas era cotado para defender o Real Madrid. Em apenas três temporadas pelo Vélez, ele ainda foi assediado por outros oito europeus: Sevilla, Betis, Celta de Vigo, Napoli, Torino, Porto, Sporting e Anderlecht da Bélgica. No Brasil, o Flamengo também tentou. O próprio Cruzeiro havia sondado, em vão, a sua ida para a Toca após vender Lucas Silva.



Em agosto de 2015, por exemplo, o presidente do Vélez, Rául Hector Gámez, pediu 7 milhões de euros ao Sevilla para liberá-lo. Em entrevista ao Superesportes no decorrer da semana, o agente do atleta, Alberto Stagliano, destacou que a alta pedida do clube argentino foi o fator principal que impediu a sua ida prematura para a Europa. Sempre com a esperança de vender sua revelação, Raúl Gámez adiou tanto as conversas para uma renovação que acabou perdendo o controle da situação. Romero poderia assinar um pré-contrato com qualquer clube agora e deixar o Vélez sem nada no meio do ano.

Mas, pela longa amizade que tem como Raúl Gámez, o agente Alberto Stagliano propôs a liberação imediata de Lucas Romero ao Cruzeiro a troco de deixar com o Vélez 50% dos direitos econômicos. Numa venda futura, o clube argentino terá condição de faturar alto. Fontes dos dois clubes asseguram que falta apenas a assinatura de Gámez.

Na sexta-feira à noite, em contato com a reportagem, Lucas Romero praticamente deu a transferência como fechada e confirmou que o negócio está nas mãos do presidente do Vélez. “Seguramente na segunda-feira se acerta tudo. Falta a resposta do Vélez, mas eu creio que está tudo bem. Treinei hoje (sexta), jogo neste sábado (amistoso contra o Godoy Cruz), e fico esperando novidades. Sei que meu empresário esteve em Belo Horizonte, deixou tudo encaminhado e na segunda vamos fechar a operação com o Cruzeiro”.

Sem pressa para ir à Europa

Pela pouca idade de Romero, o Cruzeiro terá tempo suficiente para conciliar ‘retorno técnico’ e ‘interesses comerciais’, ao passo que, no fim de um eventual contrato de três anos, o volante terá só 24 anos.

Para facilitar uma transferência de Romero para a Europa no futuro, o agente dele já iniciou o trâmite para obter um passaporte europeu. O documento deve sair em três meses.

Apesar disso, o agente Alberto Stagliano também revelou à reportagem, em contatos ao longo da semana, que não haveria tanta pressa para levar Romero à Europa. Por ser muito jovem, as chances de não se adaptar são maiores.

O volante Lucas Silva é um exemplo disso. Aos 21 anos, foi negociado com o Real Madrid e não conseguiu se firmar. Fez apenas nove jogos. Lucas acabou emprestado ao Olympique de Marselha para ter mais oportunidades e já acumula 26 apresentações, incluindo Francês (17), Copa da França (1), Taça da Liga (2) e Liga Europa (6).

A título de comparação, Lucas Silva tinha 92 jogos e quatro gols pelo Cruzeiro quando foi vendido por 14 milhões de euros ao Real. Lucas Romero completa, neste sábado, diante do Godoy Cruz, em amistoso, 110 partidas pelo profissional do Vélez, com três gols feitos.

Até aqui, a única participação de Romero em seleções foi no Sul-Americano Sub-20 de 2013, com quatro jogos.

Futuro promissor

Depoimentos de jornalistas argentinos que acompanharam a trajetória de Lucas Romero asseguram que ele tem muito potencial e futuro na Seleção Argentina principal.

”Cruzeiro vai levar um grande volante e que tem futuro na Seleção. Lucas Romero é dos melhores que saíram do Vélez nos últimos tempos”, escreveu Federico Nogueira, do diário Olé, em sua conta no Twitter.

Roberto Martínez, da ESPN Rádio, falou das qualidades de Lucas Romero ao Superesportes. “É bom jogador. Há um ano e meio estava em altíssimo nível. É um meio-campista dinâmico com boa técnica e grande capacidade de recuperação. Teve sim uma queda de rendimento recente. Nos últimos meses, pararam de falar em propostas por ele”.

Características

O consultor em gestão do futebol e observador Giovani Dalla Valle, responsável pelo site Futebol Planejado, fez recentemente um estudo sobre as características de Lucas Romero. Nesse trabalho, ele descreveu qualidades e fundamentos do atleta argentino.

À reportagem, o consultor disse que “o Cruzeiro está observando bem o mercado e está pensando no futuro”.

Autorizado por Dalla Valle, o Superesportes traz algumas das observações acerca de Romero:

”Trata-se um volante destro, de 1,67 m de altura, que apresenta bastante mobilidade. É um jogador que atua centralizado ou ocupando o espaço ao lado do volante central, seja pela esquerda ou pela direita, porém sem grande amplitude. Apresenta boa movimentação horizontal, cobrindo os espaços atrás da 3º linha do time e se mostrando disponível para participar da construção ofensiva no 2º terço do campo.

Na fase defensiva, Lucas Romero é um volante que tem bastante ímpeto e agressividade no desarme, porém por vezes demonstra que é um tanto quanto afobado na abordagem. Sua dinâmica e facilidade de deslocamento permitem que esteja sempre bem próximo do adversário. Quando o portador da bola está no campo de defesa, Lucas costuma manter a posição bem alinhada e próxima ao outro volante.

Lucas Romero tem boa qualidade com a bola nos pés, tendo um bom passe e boa visão de profundidade. Apresenta 92% de acertos nos passes organizacionais e 89% nos lançamentos, sendo o homem que normalmente é o responsável pela saída de bola da defesa, tomando a posse de bola ainda na 1ª linha do time. Com bom aproveitamento no passe e sendo volante, pode-se pensar que Romero seja um jogador de distribuição de bola burocrática, mas, na prática, 61% dos seus passes são verticais e com certa infiltração e 61% dos seus lançamentos são horizontais ou diagonais.

Lucas Romero, de fato, é um meio-campista de bastante qualidade na retomada da posse de bola e no emprego de dinamismo e agilidade. Suas características defensivas são importantes para a realização das transições e ainda tem muito espaço para evoluir como jogador”.

Lucas Romero
Nascimento: 18 de abril de 1994
Naturalidade: Loma Hermosa, Grande Buenos Aires
Altura: 1,67m
Estreia pelo Vélez:
08/09/2012 - Estudiantes 0 x 0 Vélez Sarsfiel
Retrospecto: 110 jogos / 3 gols

Vídeos sobre Lucas Romero: