Cruzeiro

Com a cabeça no Cruzeiro, Gustavo Cuéllar avisa: 'Seria um passo importante para mim'

Jogador já acertou bases salariais com o Cruzeiro e espera aval de clube para fechar

Bruno Furtado Tiago Mattar

Jogador está ansioso para ver negócio fechado
O Cruzeiro espera anunciar ainda esta semana a contratação do volante Gustavo Cuéllar, de 23 anos, da Seleção Colombiana. Enquanto agentes negociam as condições do negócio com Deportivo Cali, dono dos direitos, e Junior Barranquilla, clube onde ele está emprestado, o jogador não esconde a vontade de defender o Cruzeiro e jogar no futebol brasileiro.


O Superesportes apurou que Gustavo Cuéllar já acertou as bases salariais com o Cruzeiro. O negócio está sendo intermediado na Colômbia por Alexander Viveros, ex-meio-campista que passou pela Toca da Raposa II entre 2000 e 2002, e por um agente brasileiro. “O jogador está com a cabeça no Cruzeiro, está focado nisso”, disse uma fonte à reportagem.

Na noite dessa terça-feira, em entrevista à Rádio Caracol, da Colômbia, Cuéllar mostrou ânimo para jogar no Cruzeiro e no Brasil. “Quero obviamente avançar em minha carreira como jogador, avançar como pessoa. Creio que seria um passo importante atuar no melhor futebol do mundo, que é o brasileiro, em minha opinião. Seria importante estar num futebol que é mais observado, seria um passo para a Europa, o sonho de todos os jogadores. Então confio em Deus, que seja o melhor para mim. Se não ocorrer, que as coisas aconteçam com tranquilidade em seu tempo”, disse o jovem volante.

Gustavo Cuéllar ainda brincou e disse que o idioma não seria empecilho em Belo Horizonte. “Não falo português, mas entendo algo. É um idioma simples para nós”.

O volante está emprestado ao Junior Barranquila até junho. Inicialmente, o clube do litoral colombiano não tinha planos de abrir mão do jogador, pois vislumbrava a possibilidades de ir à Copa Libertadores em 2016. Mas, no último domingo, o time perdeu o título colombiano para o Atlético Nacional de Medellín, nos pênaltis, e ficou fora do torneio continental. Por conta disso, a diretoria aceitou negociar Cuéllar imediatamente com o Cruzeiro, como explicou o presidente Alfredo González Rubio ao Superesportes. “O Cruzeiro apresentou uma proposta de compra, nós já concordamos com os valores e a conclusão da transferência depende apenas de um sinal positivo do Deportivo Cali”.

Cuéllar está casado com Gheraldin Pacheco (reprodução do jornal El Heraldo, de Barranquilla)
O Junior Barranquilla tem a opção de adquirir 70% dos direitos econômicos de Cuéllar e já combinou de repassar esse percentual ao Cruzeiro. Para adquirir esses 70%, conforme determinado em contrato, o Junior deveria pagar US$ 1 milhão. Para o repasse do percentual ao Cruzeiro, o Deportivo Cali, detentor do passe, precisa dar o aval para o negócio. Por meio de sua assessoria, o presidente do clube já adiantou que pretende ficar com 30% do atleta pensando em uma venda futura.

”Há uma possibilidade que ainda não se concretizou. Deportivo Cali está analisando, eles têm a última palavra e esperamos que ocorra o melhor para mim, para ambos os clubes e obviamente para minha família”, concluiu Cuéllar, que é casado há um ano com Gheraldin Pacheco.

Cuéllar passou por todas as seleções de base da Colômbia e foi chamado recentemente por José Pékerman, técnico da principal, para um amistoso e as quatro primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Gustavo Leonardo Cuéllar
Naturalidade: Barranquilla (COL)
Nascimento: 14 de outubro de 1992
Altura: 1,76m
Carreira:
Deportivo Cali (2009 –2014)
Junior Barranquilla (2014-15)
Seleção Principal: 5 jogos (1 amistoso e quatro pelas Eliminatórias)
Títulos:
2015 – Copa Colômbia (Junior Barranquilla)
2014 – Superliga da Colômbia (Deportivo Cali)
2010 – Copa Colômbia (Deportivo Cali)