Cruzeiro

Cruzeiro prioriza filosofia de novo técnico, não 'renome', e confirma Deivid como opção do clube

Qualidade no trabalho de campo e capacidade multidisciplinar serão características do treinador que assumirá o Cruzeiro no lugar de Mano Menezes, nas próximas semanas

Gilmar Laignier Tiago Mattar

Scuro (d) acompanhou entrevista de Mano
O técnico Mano Menezes ainda não se desligou oficialmente do Cruzeiro, mas, diante da iminente transferência para o futebol chinês, a diretoria celeste já estuda seu substituto. Nesta quarta, o diretor de futebol Thiago Scuro falou sobre o perfil do próximo treinador da Raposa e ressaltou que o clube não busca um profissional apenas pelo renome ou pelo rótulo.


Segundo Scuro, a diretoria observará a capacidade do treinador de interagir com as áreas ao seu redor, como o departamento de análise de desempenho implantado pela diretoria nos últimos meses. Ele quer um comandante que se alie à filosofia de trabalho do Cruzeiro. ”Não estamos em busca de nome ou figura. O grande diferencial é a qualidade do trabalho do dia a dia. A qualidade que temos de segunda a sexta é que faz com que tenhamos um bom jogo no domingo”, analisou Scuro.

O dirigente revelou que o processo de seleção do treinador será similar ao que ocorreu para a sua própria contratação no Cruzeiro, como diretor de futebol. ”A gente reconhece alguns nomes. Assim como foi feito o processo de contratação do diretor de futebol, vamos conversar com alguns profissionais para que eles entendam o que clube pensa. Treinador, cada vez mais, tem de ter capacidade de interagir com as áreas ao seu redor. O dia a dia exige muito mais que possa se imaginar”, explicou Scuro.

”A gente busca profissionais que tenham a mesma linha de pensamento, a mesma filosofia de jogo, independentemente das pessoas que estiverem aqui”, completou.

Deivid está na lista

Entre os nomes analisados pela diretoria, o atual auxiliar Deivid está na lista e será avaliado. “Sim (é um dos possíveis treinadores). Dentro do processo, o Deivid é um dos profissionais que vamos aprofundar a conversa. Deivid é sim uma das alternativas, considerando o conhecimento que ele já tem do clube. A gente tem inúmeros casos de grandes treinadores que assumiram grandes equipes e que tiveram sucesso”, confirmou o dirigente, que completou citando casos para comprovar sua tese.

”O Valencia hoje assinou o Gary Neville como técnico principal sem nunca ter dirigido grande equipe. Temos inúmeros casos, como Pep Guardiola, em situação parecida. Meu grande sonho é construir um legado em que o clube tenha uma identidade mais forte do que o profissional que se sentar nessa cadeira”, ratificou.

Por fim, Thiago Scuro não rechaçou a hipótese de contratar um treinador de renome, desde que ele se encaixe no perfil pretendido pelo Cruzeiro. “Pode acontecer de encontrarmos conteúdo e metodologia em treinadores que vocês consideram renomados, não estamos em busca de um rótulo. Temos um mapeamento de profissionais que podemos conversar”.