Até outubro, o Cruzeiro comercializou cerca de 180 mil camisas oficiais de jogo. Em novembro, a diretoria reduziu o preço dos uniformes para R$ 99,90, na expectativa de superar a marca de 210 mil camisas vendidas até janeiro. A título de comparação, em 2014, quando foi bicampeão brasileiro, o Cruzeiro vendeu cerca de 120 mil camisas oficiais ao todo.
Vale ressaltar que a fornecedora do ano passado encontrou problemas de distribuição de peças. Mas também era notória a insatisfação da torcida com o grande número de patrocinadores na camisa, especialmente o BMG na cor laranja.
”Nossa expectativa é vender mais 30 a 40 mil camisas nesta época de fim de ano. A decisão de comercializar o uniforme sem as marcas foi acertada, pois dá ao torcedor a liberdade de escolha. Alguns gostam da camisa com os patrocinadores, pois é a que o time joga, mas a maioria prefere ela lisa”, ressalta o diretor de marketing e comercial do Cruzeiro, Robson Pires.
Até o mês passado, antes da redução de valor, a camisa do Cruzeiro custava R$ 229 com o patch de campeão brasileiro. O clube celeste recebe 17% do valor de cada venda. Essa quantia é um adicional no contrato e não leva em conta os valores fixos pagos pela Penalty ao Cruzeiro. Considerando as 180 mil camisas vendidas, o clube celeste já arrecadou cerca de R$ 7 milhões em royalties.
O Cruzeiro ainda utilizará o atual uniforme durante todo o Campeonato Mineiro de 2015. “Essa camisa será usada até abril ou maio do ano que vem, quando será lançado o novo uniforme. As novas peças já estão sendo trabalhadas e também serão vendidas sem patrocinadores, pois foi uma decisão acertada este ano e vamos mantê-la. Mas a coleção 2016 só será lançada daqui a cinco ou seis meses”, ratificou Robson Pires.