Cruzeiro

Mano Menezes é o novo técnico do Cruzeiro

Treinador acompanhará a equipe na partida contra a Ponte Preta nesta quarta-feira

Redação

Mano Menezes estava desempregado desde que deixou o Corinthians no fim da última temporada

O Cruzeiro agiu rápido e oficializou nesta terça-feira a contratação do técnico Mano Menezes, que não trabalha desde dezembro de 2014, quando deixou o Corinthians. O contrato vai até 2017.
 
O novo comandante acompanhará a equipe na partida contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 19h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas, mas o time ainda será orientado por Deivid, ex-auxiliar de Vanderlei Luxemburgo. A estreia de Mano ocorrerá em casa, contra o Figueirense, domingo, às 11h, no Mineirão.


Com Mano Menezes, chegarão à Toca da Raposa o auxiliar Sidnei Lobo e o preparador físico Eduardo Silva.
 

O nome de Mano Menezes era o preferido de Bruno Vicintin, novo vice de futebol do clube, antes mesmo de Luxemburgo assumir, depois da saída de Marcelo Oliveira. Desta vez, porém, Gilvan resolveu ouvir seus pares e acertar com um nome de maior consenso dentro do clube.

Lideranças do conselho aprovaram desde o início o nome de Mano. Fontes ouvidas pela reportagem opinaram que o treinador tem "força" e "expressão" para levantar o time do péssimo momento que vive em 2015. Além disso, acreditam que, com Mano, o planejamento da próxima temporada poderá ser bem realizado.
 
Mano Menezes é considerado um dos técnicos de ponta do futebol brasileiro. Entre outros clubes já dirigiu Corinthians, Flamengo e Grêmio, além da Seleção Brasileira. Curiosamente, ele quase foi anunciado pelo Cruzeiro no início de 2008, quando estava no Grêmio, mas descartou o clube mineiro para acertar com o Corinthians, que jogaria a Série B do Brasileiro. Na ocasião, com a negativa, a Raposa fechou com Adílson Batista, que foi bicampeão mineiro e vice da Copa Libertadores.

O grande desafio de novo comandante é melhorar a campanha celeste e evitar um inédito rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. A Raposa está na 16ª posição, com 22 pontos – mesma pontuação de Goiás e Coritiba, clubes na zona da degola. O aproveitamento estrelado é de 34,9%.

Carreira

Mano começou sua carreira no Caxias, em 2004, mas logo se transferiu ao Grêmio, em 2005, onde conquistou a Série B daquele ano e os Campeonatos Gaúchos em 2006 e 2007. Em 2008, já no Corinthians, foi campeão da Série B. Em 2009, faturou uma Copa do Brasil e um Paulista.

O bom trabalho em São Paulo alçou o técnico à Seleção Brasileira, em 2010. No cargo, Mano venceu dois Superclássicos das Américas, conquistados em 2011 e 2012, mas não chegou ao objetivo principal que era a disputa da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Foram 40 jogos, 27 vitórias, 6 empates e 7 derrotas – aproveitamento de 72%.

Em seguida, Mano dirigiu o Flamengo em 2013, onde pediu demissão por não conseguir transmitir suas ideias do futebol ao elenco, e voltou em 2014 ao Corinthians, onde não teve o vínculo renovado.

O treinador deixou o Flamengo com 50% de aproveitamento. Em 22 partidas, com nove vitórias (incluindo um amistoso contra o São Paulo), seis empates e sete derrotas. Sob o comando dele, o time não conseguiu sequer duas vitórias consecutivas.

Nessa segunda passagem pelo Corinthians, Mano Menezes comandou o Corinthians em 63 partidas, com 33 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. Terminou o Brasileiro na 3ª posição, foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil pelo Atlético e caiu na primeira fase do Campeonato Paulista.