
Saiba mais
"Posso ser o camisa 10 que o Vanderlei procura" Vanderlei Luxemburgo esclarece que não pediu renovação de contrato do meia Júlio Baptista Valdir Barbosa agradece serviços prestados por Júlio Baptista, mas evita falar sobre saída Júlio Baptista não terá contrato renovado com Cruzeiro, adianta supervisor Benecy Queiroz Fora da lista da Libertadores, Júlio Baptista passará por processo cirúrgico em Barcelona Júlio Baptista renova contrato com o Cruzeiro e fica na Toca até o fim da temporada 2015 Gilvan tenta reduzir salário de Júlio Baptista e renovar vínculo com um contrato curto Júlio Baptista aparece na Toca da Raposa II e realiza exercícios de fisioterapia no gramado
”Tenho muito futebol pela frente. Gostaria muito de jogar mais seis meses no Cruzeiro e mostrar ao torcedor que sou útil e gosto do clube”, declarou o jogador.
Em 1º de abril, o supervisor Benecy Queiroz chegou a adiantar aos jornalistas, em conversa informal na Toca da Raposa II, que Júlio Baptista não continuaria após o vencimento do contrato. “Não vamos renovar”.
Já em 9 de abril, o gerente de futebol Valdir Barbosa adotou outro tom, dizendo que o presidente Gilvan de Pinho Tavares ainda tomaria uma decisão sobre o futuro de Júlio Baptista. “Eu conversava hoje com o presidente Gilvan a respeito do Júlio Baptista e ele disse que não podemos dizer nada sobre o amanhã. O Júlio tem pretensões de jogar nos Estados Unidos, ou nos Emirados Árabes, ou no Catar. Temos a opção de renovar, então vamos esperar mais um pouco”.
Já nesta terça-feira, a posição oficial do clube continuou sendo de indefinição. “A preocupação é que ele se recupere e volte a jogar. Esse assunto (renovação de contrato) nunca foi tratado dentro Cruzeiro”, disse o diretor de comunicação Guilherme Mendes.
Na entrevista exclusiva que concedeu, Júlio projetou o seu retorno às atividades normais em um mês. Logo, se tivesse o vínculo prorrogado, poderia ser aproveitado por Vanderlei Luxemburgo em pouco mais de três meses completos nesta temporada (parte de agosto, setembro, outubro, novembro e início de dezembro).
Baptista se sente em condições de ser o tal ‘camisa 10’ que tanto a torcida anseia. “Acho que em um mês estarei pronto. Se o Vanderlei quiser, posso ser esse 10. Nunca me escondi da responsabilidade. Como o maior salário do clube, sei que minha carga é maior, mas para isso precisava jogar. No banco de reservas, não poderia resolver nada. Fiquei chateado algumas vezes, fui xingado por torcedores na minha cara, sem ser titular e poder provar meu valor. Estive inteiro por dois anos, mas não tive a chance de que precisava. Nunca fui titular do Cruzeiro”.
Júlio Baptista marcou 17 gols em 60 apresentações pelo Cruzeiro, sendo 31 como titular e 29 como suplente.

ANO A ANO
Em 2013, Júlio Baptista disputou 14 jogos dos 25 disputados pelo Cruzeiro desde a sua contratação. Marcelo Oliveira o escalou quatro vezes como titular e dez como suplente. Das 11 partidas em que ele ficou fora, sete foram por conta de uma lesão na panturrilha esquerda.
Em 2014, o meio-campista jogou 43 dos 76 jogos do Cruzeiro na temporada. Foram 25 atuações como titular e 18 como reserva. Júlio Baptista ficou fora dos planos de Marcelo Oliveira em 18 jogos por conta de três contusões (ver relação abaixo). Em outros 15 jogos, não foi aproveitado por opção do treinador.
Já este ano, Júlio Baptista só esteve em ação em três partidas, duas como titular e uma como reserva. Depois disso, teve a lesão no joelho direito e ficou em recuperação. O último jogo foi contra a Caldense, pelo Campeonato Mineiro, em 8 de fevereiro.
2015
Fez 3 jogos, dos 38 disputados pelo Cruzeiro na temporada (7,8% do total)
Ficou fora de 35 jogos por contusão (92,2% do total)
Afastado desde fevereiro por contusão no joelho direito
2 como titular (66,66%)
1 como reserva (33,34%)
2014
Fez 43 jogos, dos 76 disputados pelo Cruzeiro na temporada (56,58% do total)
Ficou fora de 18 jogos do ano por lesão (23,69% do total)
Em outros 15 jogos, não foi aproveitado (19,73% do total)
25 como titular (58,13%)
18 como reserva (41,87%)
12 gols
As contusões de Júlio Baptista no ano:
- 24/2
Dor no joelho direito. Exame não constatou lesão
Ausentou-se de 5 jogos por conta de tratamento e recuperação
- 23/7
Lesão na panturrilha esquerda
Ausentou-se de 2 jogos por conta de tratamento e recuperação
- 17/9
Lesão na coxa esquerda, sofrida durante vitória sobre Atlético-PR por 2 a 0
Ausentou-se de 11 jogos por conta de tratamento e recuperação
Voltou a jogar em 29/10 - Cruzeiro 1 x 0 Santos
2013
Fez 14 jogos, dos 25 disputados pelo Cruzeiro desde sua contratação (56% do total)
Ficou fora de 7 partidas por contusão (28% do total)
Em outras quatro partidas, não foi aproveitado (16% do total)
4 como titular (28,57%)
10 como suplente (71,43%)
5 gols
21/8
Estreou pelo Cruzeiro na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo
A lesão de Júlio Baptista naquele ano:
- 27/9
Lesão na panturrilha esquerda
Ausentou-se de 7 jogos por conta de tratamento e recuperação
Voltou a ser relacionado em 25/10 para partida contra o Criciúma