Cruzeiro

De olho em vaga na Olimpíada, Vinícius Araújo volta à sua casa para reencontrar caminho do gol

Diretoria cruzeirense já confirmou ter recebido sinal verde do Valencia por cessão

Em setembro, pelo Standard Liège, Vinícius Araújo marcou seu único na passagem pelos campos europeus

Um ano e meio depois de ter sido negociado com o Valencia, da Espanha, Vinícius Araújo espera confirmação da diretoria do clube espanhol para retornar à Toca da Raposa por empréstimo de um ano. Após passagem apagada pelo futebol europeu, o centroavante, de 22 anos, volta ao Cruzeiro de olho em uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.


Foi justamente defendendo a Seleção Olímpica, ainda sob o comando de Alexandre Gallo, que Vinícius Araújo entrou em campo pela última vez, no fim de março. Dois dias depois de participar do segundo tempo da goleada sobre o Paraguai, por 4 a 1, ele começou jogando no empate sem gols com o México, em amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos.

Em partidas oficias, a última disputada pelo centroavante foi em 14 de fevereiro, pelo Standard Liège, da Bélgica. Vinícius Araújo foi substituído aos 29 minutos do segundo tempo do empate com o Zulte Waregem, por 1 a 1, pelo Campeonato Belga.

Na Europa, a revelação cruzeirense atuou pouco e marcou apenas um gol. No Valencia, o centroavante disputou seis jogos, todos como suplente. Foram 94 minutos em campo. Sem chances no clube espanhol, foi emprestado ao Standard Liège em agosto de 2014. Pelo clube belga, ele anotou um gol na vitória sobre o Rijeka, da Croácia, por 2 a 0, pela Liga Europa, em setembro.

Na última temporada europeia, o centroavante disputou 16 partidas pelo Standard Liège, sendo 11 como titular. Assim, a volta ao Cruzeiro representa oportunidade de Vinícius Araújo tentar atuar com mais frequência e, consequentemente, mostrar para o técnico Dunga que pode estar na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Com a camisa celeste, o atacante foi campeão brasileiro em 2013, ano em que chegou ao elenco profissional do Cruzeiro. Sob o comando de Marcelo Oliveira, Vinícius Araújo disputou 27 partidas, das quais foi titular em 15. Com média de 0,4 gol por jogo na Raposa, balançou as redes 11 vezes: sete no Brasileiro, uma na Copa do Brasil, uma no Campeonato Mineiro e outras duas em amistosos. Foram três assistências e dois cartões amarelos recebidos, ambos no Brasileirão.

Aprovação da torcida

O bom desempenho de Vinícius Araújo na primeira passagem pelo Cruzeiro deixou a torcida animada com seu retorno. Uma enquete realizada pelo Superesportes nos últimos dias dentro da seção do clube mostrou que a maioria dos cruzeirenses aprovou a repatriação do atacante. Dos torcedores que participaram da votação, 72,59% gostaram do negócio.