Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Benecy analisa nomes especulados no Cruzeiro e mantém esperança de reforço para Libertadores

Supervisor analisou situações de Lucas Lima, Valdivia, Robinho, Diego e Ronaldinho

postado em 29/04/2015 17:54 / atualizado em 29/04/2015 19:06

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Os bastidores do Cruzeiro seguem agitados. Nesta quarta-feira, o supervisor de futebol celeste, Benecy Queiroz, atendeu aos anseios da imprensa e concedeu uma entrevista na Toca da Raposa II para esclarecer as situações de possíveis contratações do clube.

A intenção da diretoria é fechar negócio com um ou dois atletas para inscrevê-los nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. O prazo para que isso ocorra se encerra na segunda-feira, 48 horas antes do duelo com o São Paulo, que será na quarta, às 22h, no Morumbi, pelas oitavas de final do torneio.

Benecy comentou todas as especulações levantadas nos últimos dias, e alimentou esperanças de fechar negócio com algum deles. Abaixo, você confere todos os assuntos abordados pela imprensa e comentados pelo supervisor de futebol celeste nesta quarta.

VOTE NA ENQUETE: Qual armador ou meia-atacante você gostaria de ver no Cruzeiro?

O que o Cruzeiro pode falar do Valdivia?

É um bom nome, nome de aceitação em qualquer clube do Brasil. A única coisa que posso afirmar é que estamos correndo atrás, é uma promessa do presidente, temos tempo escasso até segunda-feira para que a gente possa inscrever um jogador na Libertadores.

Então o Cruzeiro está negociando com o Valdivia?

Não disse que o Cruzeiro está correndo atrás do Valdivia, eu disse que é um bom nome e como vários outros que estão sendo sugeridos, e estamos buscando. Oxalá a gente pudesse chegar e falar assim: contratamos hoje um nome. Mas há uma esperança de que a gente possa, realmente, até segunda-feira, anunciar um nome. Pelo menos esse é o desejo do presidente e é uma coisa que nós estamos buscando, tanto eu como o Valdir (Barbosa, gerente de futebol) e o nosso presidente.

O Valdivia tem contrato com o Palmeiras e o Palmeiras não o libera antes. Essas são palavras do próprio diretor de futebol, Alexandre Mattos, inclusive com quem eu conversei e o Valdir conversou. O jogador tem contrato e efetivamente carece que o clube que o mantém, o libere. E o Palmeiras realmente já fez valer esse direito que tem e não rescinde o seu contrato. Não vejo como você conseguiria trazer um jogador desse naipe.

Sobre o Lucas Lima, há uma operação para trazer esse jogador?


Todo grande jogador tem que ter uma operação por trás. E com ele não seria diferente. Oxalá a gente pudesse também chegar e dizer: esse é o nome.

A concorrência europeia dificulta a situação do Cruzeiro nessa negociação?

Não posso responder isso para você. Quem teria que responder é o Santos. Naturalmente, os investidores é que devem saber se ele tem ou não propostas do exterior. O Cruzeiro não pode dizer, uma vez que não tem conhecimento.

O possível reforço poderia vir do exterior?

Não, porque o mercado não permite, e você não teria tempo hábil de inscrevê-lo na segunda-feira.
(Mercado está fechado para jogadores que estão no exterior. Só uma manobra contratual para antecipação da rescisão para março viabilizaria um acerto)

Para outra fase da Libertadores, esse reforço poderia vir?

Se você não conseguir até segunda-feira, fatalmente você não consegue incluí-lo. Esses três que a gente tem que incluir (três mudanças na lista). Um a gente tem o nome aberto, que é o Gilson, ele foi emprestado. Se você não conseguir, efetivamente você tem que buscar na semifinal da Libertadores, quando você consegue substituir cinco jogadores.

Diego, do Fenerbahçe, interessa?

A especulação de grandes valores, no Cruzeiro, todo dia aparece um nome. A imprensa do Brasil sabe que estamos buscando um jogador para complementar os bons valores que aqui temos, vários nomes foram sugeridos, mas temos que analisar e ver realmente qual jogador interessa ao clube.

Qual é a dificuldade maior para trazer o meia?

A dificuldade é que quem tem um bom jogador, que se enquadra dentro dos parâmetros que o Cruzeiro quer, não cede. Não tem condição. E se cede, cede por um valor muito além do que o Cruzeiro pode pagar.

Há alguma novidade acerca do Ronaldinho?

Ronaldinho é especulação de mercado. Em nenhum momento o jogador foi oferecido ou o Cruzeiro procurou esse jogador.

E a situação do Gedoz?

O Gedoz, o Valdir já deu entrevista, é jogador que realmente foi oferecido, mas ficou fora dos planos do Cruzeiro. É jogador que na minha opinião dificilmente viria complementar aqui os nossos bons valores no plantel.

(O Club Brugge pediu 7 milhões de euros pela liberação do atleta e o Cruzeiro descartou).

E o Robinho, o Cruzeiro realmente negocia com ele?


Sobre o Robinho, esse é jogador que está preso no clube, tem contrato em vigor e a gente, para trazer um jogador desse, tem que ter três pilares: a vontade do jogador, efetivamente a liberação do Santos e a conversa com o Milan, que é o clube ao qual o jogador pertence.

O interesse por Robinho, Lucas Lima e outros valores, todo mundo tem, mas entre ter interesse e concretizar o negócio, a distância é muito longa. A única coisa que eu posso afirmar a vocês hoje é que estamos buscando, dentro de uma promessa do presidente, para que a gente possa, efetivamente, inscrevê-lo até segunda-feira.

Até segunda-feira o Cruzeiro realmente conseguirá esse nome?

Dentro do futebol, quando se é velho de casa, não existe a palavra descartar. Existe a palavra tentativa. Hoje posso chegar de manhã e falar que determinado jogador não interessa e à tarde ele ser contratado. São negociações que demandam muito tempo, muita paciência, para que possa, de comum acordo, chegar ao que o Cruzeiro necessita.

Esse armador/meia será contratado com recursos do Cruzeiro ou de investidor?

Negociações de atletas demandam Y e X opções. Existem jogadores que o Cruzeiro tem o poder de trazê-los. E existem jogadores que o Cruzeiro vai buscar os aliados, que são os investidores. Então depende muito do nome, da forma de pagamento. Só poderia responder essa pergunta se nós efetivamente tivéssemos o nome concretizado, abalizado e acertado.

Está otimista em relação à contratação até segunda-feira?


Primeiro, posso falar como diretor de futebol, junto com o Valdir, e segundo como torcedor do Cruzeiro. Eu ficaria feliz se a gente pudesse, até segunda-feira, trazer esse nome. Agora, como diretor, devo afirmar que estamos fazendo todo possível e impossível para que isso se concretize.

Ivan Storti/Santos FC

Tags: cruzeiro libertadores saopaulosp benecy reforços interiormg santossp palmeirassp