Cruzeiro

Presidente Gilvan esclarece situações de baixas e possíveis contratações do Cruzeiro para 2015

Presidente falou sobre Montillo, Arouca, Paulo André e outras especulações

Gilmar Laignier

Gilvan concedeu entrevista coletiva à imprensa durante a apresentação do uruguaio De Arrascaeta

O presidente do Cruzeiro concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, durante a apresentação do uruguaio De Arrascaeta, na sede administrativa do clube. Na conversa com a imprensa, o mandatário celeste falou sobre as situações dos jogadores que estão de saída do clube e também sobre possíveis novos reforços. Gilvan garantiu que o Cruzeiro contratará jogadores à altura dos atletas que estão deixando a equipe. Confira abaixo todos os temas abordados na entrevista e as explicações do presidente estrelado.


Negociação de Lucas Silva

A negociação do Lucas Silva está bem adiantada, está em fase de concretização, possivelmente hoje (sexta) a gente termina. Chegaram aos valores que o Cruzeiro pleiteava, o atleta fez uma pressão muito grande junto com seu empresário para que a gente pudesse liberá-lo. Não era desejo da diretoria liberar nenhum atleta, a intenção é estar cada vez mais forte em 2015 para ter chance de ganhar todas as competições. Mas, a gente sabe da impossibilidade de manter todos os atletas durante toda a vida no Cruzeiro, se eles se esforçam e se tornam vencedores, se o clube ganha títulos em função do desempenho deles, eles ficam valorizados. Com a vitrine que o Cruzeiro se transforma para eles, eles são vistos no estrangeiro e o sonho de todo atleta é jogar num grande clube do futebol mundial, não é só ficar famoso na carreira. Ainda mais sendo negociado para um clube da grandeza do Real Madrid, considerado no ranking dos mundiais o mais rico. Isso balança qualquer atleta, com salário infinitamente maior do que o salário que se paga no Cruzeiro e no Brasil. Então fica praticamente impossível, temos que enxergar o lado do clube.

Como lidar com propostas tentadoras para os atletas (como Everton Ribeiro e Lucas Silva)


Não dá para competir, quando coloca na cabeça do atleta que vai ganhar seis vezes mais não tem como segurar, porque vai desmotivar se ficar no clube. O Cruzeiro se tornando essa vitrine tão grande fica praticamente impossível segurar nossos atletas, mas uma coisa nossos torcedores podem ter certeza, nossa promessa vai ser mantida. Toda receita com venda de atletas, bilheteria e sócio será revertida para o plantel, vamos atrás de outros atletas do nível como este que está sendo apresentado (Arrascaeta) para trazer para o Cruzeiro e cobrir a lacuna da saída de atleta. Saiu o Goulart, já trouxemos quatro jogadores de ataque: Damião, Joel, Riascos e agora Arrascaeta para cobrir essa lacuna. E vamos atrás de outros atletas. Se outros saírem, vamos procurar colocar atletas do mesmo nível no Cruzeiro, para que o plantel não fique desfalcado.

Interesse em Montillo

Montillo é especulação, foi um atleta que nos serviu muito, foi muito útil, teve seu período no Cruzeiro. Hoje, o perfil do atleta que estamos buscando é o dos atletas que estão jovens, mas com experiência suficiente para disputar torneios como a Libertadores. O Arrascaeta já disputou Libertadores, já tem dois ou três anos como profissional de um grande clube do Uruguai. Procuramos atletas que podem render em campo e também em valor econômico no futuro. O Montillo é um grande jogador, mas não estamos negociando com ele.

Como está a negociação do Everton Ribeiro com os árabes?

O Everton Ribeiro tem uma negociação em andamento, ela parou, não deu continuidade, a gente tem esperança de ele permanecer no Cruzeiro, a negociação não foi efetivada no momento.

Existe a pressão para ele sair, já que o salário oferecido é muito alto?

Não é só pressão do atleta e do empresário, é pressão também da parte de outros clubes, os clubes chineses também estão fazendo propostas por Everton Ribeiro, clubes de Dubai, da Itália, da Ucrânia, ele está sendo pretendido por clubes de vários países com ofertas até maiores. Você não pode exigir que o atleta vá para onde tem a melhor proposta, o clube tem que fazer o melhor para o clube. O atleta tem o direito de optar pelo país que oferece melhores condições para ele. A negociação dele está emperrada, parou, não continuou.

A intenção agora é vender só mais um e fechar o grupo?

A intenção era nem vender este mais um. A transação está sendo feita também por questão financeira. O Cruzeiro no Brasil é o único clube que paga salário em dia, mas mesmo pagando em dia, tivemos que atrasar uns dias do salário, no mês de dezembro a receita cai muito, não tem receita de bilheteria, que tem sido grande, já que somos no futebol brasileiro o clube que coloca mais torcedores em campo. Uns poucos estão saindo. Alguns por questão de idade, se não saíssem do clube não gerariam mais receita e, daí para frente, começariam a não ter o mesmo rendimento do atleta mais novo. No caso do Egídio e do Nilton, o Cruzeiro trouxe esses jogadores quando não tinha receita, então ficamos devendo valores a investidores e tínhamos que acertar com eles, com os empresários. Então renegociamos, chega um momento que temos que pagar.

Cruzeiro teme que Everton Ribeiro possa ficar insatisfeito no Cruzeiro?

O atleta entende que normalmente quando o clube faz a negociação, a gente traz para participar da negociação, tem que viver este clima para saber que não é o Cruzeiro, é o clube que está comprando (que força a saída). Não é o Cruzeiro, o Cruzeiro estabelece os valores, ele tem que ser respeitado, se não a gente fica igual camelô, vai negociando e o clube fica desmoralizado. A gente negocia com seriedade, você fixa um valor, se não chegar não tem negociação, o atleta sabe disso, não vai ficar desmotivado porque está ajudando um grande clube do futebol brasileiro, que tem tudo para ter um desempenho melhor este ano na Libertadores do que nos anos anteriores.

Não tem motivo para ficar chateado. Valdir e Benecy estão participando de todas as negociações e sabe que a gente fica a tarde toda sem almoçar, até tarde da noite à disposição dos empresários, mostrando que o clube está fazendo o trabalho dele para não prejudicar, mas não sai daquele parâmetro que o clube fixou. Jogador do nível do Everton Ribeiro não pode sair por qualquer preço só porque quer sair. Se não chegar ao valor que pedimos, não sai.

Percentual do Lucas Silva

Esse valor eu não gosto de passar. Realmente é um percentual pequeno, mas o Cruzeiro tem nos investidores dos atletas parceiros do próprio Cruzeiro. Esses parceiros a gente conversa e renegocia, o percentual vai ser um percentual grande porque os parceiros concordaram em repor parte desses percentuais. O próprio atleta cedeu para o clube. O percentual vai ser elevado para o Cruzeiro, como do Goulart e do Everton Ribeiro, mas não vamos dizer quanto.

Paulo André, zagueiro, ex-Corinthians

O Paulo André é um zagueiro muito interessante, já foi aventada a possibilidade, mas não está no perfil do atleta que o Cruzeiro tem interesse. Preferimos trazer um atleta jovem, não só pela cirurgia do Dedé, realmente precisamos de uma quantidade maior de zagueiros, vamos disputar muitos torneios, zagueiros levam mais cartões, podem se contundir. O zagueiro que vamos trazer para o Cruzeiro tem que ter este perfil de ser um atleta útil para o Cruzeiro e no futuro se destacar e virar fonte de receita para o clube. O Paulo André foi oferecido, mas não pensamos nele. No momento, estamos atrás de um zagueiro mais novo.

Situações de Pará e Mena

Estamos em fase de negociação. Pará está mais adiantado. O Mena fez uma proposta e o Cruzeiro uma contraproposta, mas ainda as duas situações estão para ser concretizadas.

Arouca

É um bom jogador, já foi até aventada essa possibilidade, mas a situação está muito indefinida com o clube dele. Ele entrou na Justiça pleiteando liberação da Justiça, mas não tem essa definição. A gente tem notícia de que ele está negociando a saída dele para outro clube do futebol paulista. Está embaraçada, não é um atleta que estamos pensando no momento, queremos um mais rapidamente para fazer pré-temporada e já começar a disputar o Mineiro e a Libertadores. Se demorar, passa desse período.