Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com receio jurídico, Cruzeiro escalará Breno Lopes somente com esclarecimento da CBF

Recém-contratado pelo Cruzeiro, jogador não ficou nem no banco contra o Coritiba

postado em 25/09/2014 13:00 / atualizado em 25/09/2014 14:45

Thiago Madureira /Superesportes

RODRIGO CLEMENTE / EM DA PRESS
O lateral-esquerdo Breno Lopes, recém-contratado ao Paraná, foi relacionado pela primeira vez no Cruzeiro, para a partida contra o Coritiba, nessa quarta-feira, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o jogador nem sequer ficou no banco.

Por insegurança jurídica, a direção do clube mineiro resolveu se prevenir e deixou o lateral fora do jogo no Couto Pereira. Breno só será utilizado com resposta oficial da CBF sobre a situação do atleta.

De acordo com o Cruzeiro, tanto o Regulamento Específico da Competição (REC) quanto o Regulamento Geral de Competições (RGC) não são esclarecedores no que se referem às transferências de jogadores de clubes de divisões distintas.

Segundo o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, a ideia é não correr nenhum risco, visto as punições recebidas pela Portuguesa, no ano passado, e pelo América, neste ano. Assim, a Raposa espera um documento oficial da entidade máxima do futebol no Brasil para escalar o jogador.

“Os regulamentos não definem com exatidão sobre transferências de jogadores de divisões diferentes. Nos anos anteriores, uma competição não dependia da outra. Agora, contudo, não ficou transparente. Nós temos convicção de que ele pode atuar normalmente, mas vamos esperar uma resposta da CBF para escalá-lo”, disse Valdir Barbosa ao Superesportes.

Regulamento


REPRODUÇÃO


O artigo que aborda sobre o assunto é o 9º do Regulamento Específico das Competições, no terceiro capítulo. Ele, contudo, não é esclarecedor. Diz apenas que “um atleta poderá ser transferido de um clube para outro durante o Campeonato Brasileiro da Série A, desde que tenha atuado em um número máximo de seis partidas pelo clube de origem, sendo permitido que cada atleta mude de clube apenas uma vez”. Como Breno Lopes atuou pelo Paraná em 20 partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro resolveu não se arriscar.

Súmula


REPRODUÇÃO


Mesmo sacado do banco, o nome de Breno Lopes acabou na súmula da partida porque a relação de atletas já tinha sido enviada. Antes da partida, o árbitro Vinicius Furlan (CBF/SP) foi avisado pelo supervisor de futebol do Cruzeiro, Benecy Queiroz, de que o atleta não participaria do confronto.

Furlan relatou o ocorrido na súmula: “Informo também que após a publicação eletrônica da relação nominal da equipe do Cruzeiro, o sr. Benecy Queiroz, supervisor desta, comunicou que o jogador de nº 20, sr. Breno Gonçalves Lopes, não participaria da partida”.

Tags: receio jurídico Breno Lopes cruzeiro esclarecimento cbf tapetão seriea