CRUZEIRO
Cruzeiro bate o Vitória na volta ao Mineirão e se mantém isolado na liderança do Brasileiro
Com placar construído no segundo tempo, time celeste fez 3 a 1 no Mineirão
postado em 17/07/2014 22:50 / atualizado em 18/07/2014 00:53
Depois de 57 dias, o Cruzeiro retornou ao Mineirão e aproveitou o apoio da torcida para se manter na liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira, a equipe celeste recebeu o Vitória e venceu por 3 a 1.
O placar foi construído na etapa final. O zagueiro Alemão, com gol contra, foi o responsável por abrir o placar. Artilheiro do Campeonato Brasileiro, Ricardo Goulart ampliou a vantagem, enquanto Everton Ribeiro anotou o terceiro. Nos acréscimos, Ayrton, cobrando falta, descontou.
Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 22 pontos. A equipe comandada por Marcelo Oliveira é perseguida por Corinthians e São Paulo, que têm 19. Na próxima rodada, a Raposa enfrentará o Palmeiras, no domingo, às 16h, no Pacaembu. Já o Vitória, que é o penúltimo colocado, com os mesmo sete pontos de todas os outros integrantes da zona de rebaixamento: Figueirense, Coritiba e Flamengo.
Mesmo há quase dois meses sem jogar no Mineirão, o Cruzeiro não demonstrou qualquer dificuldade de readaptação à sua casa. Com controle da posse de bola, o time celeste se manteve presente no campo de ataque durante a maior parte do primeiro tempo.
Logo aos 5 minutos, Marcelo Moreno exigiu boa defesa de Wilson, após escanteio cobrado por Everton Ribeiro. Em nova tentativa pelo alto, o atacante boliviano cabeceou muito perto da trave direita.
Com postura defensiva, o Vitória pouco ameaçou. A primeira finalização da equipe baiana aconteceu apenas aos 31 minutos do primeiro tempo. De fora da área, José Welison bateu no canto direito e Fábio colocou para escanteio.
Enquanto o Vitória tentava bloquear o meio-campo, o Cruzeiro seguiu aproveitando jogadas pelas pontas. Em cruzamento de Ceará, Lucas Silva finalizou dentro da área e a bola bateu no rosto de Ayrton, evitando que o placar fosse aberto. No último lance do primeiro tempo, o estreante Marquinhos teve a oportunidade de marcar, mas escorregou dentro da área e não conseguiu a finalização.
Marquinhos permaneceu em campo até os 9 minutos do segundo tempo, quando Marcelo Oliveira decidiu acionar Dagoberto. O camisa 11 não entrava em campo há 50 dias.
Apesar da mudança, o Cruzeiro ainda encontrava dificuldades para chegar ao gol adversário. Uma ajuda inesperada para balançar as redes veio da defesa baiana. Aos 16 minutos, Everton Ribeiro lançou para a área e Alemão, sozinho, cabeceou para a própria meta: 1 a 0.
A zaga do Vitória esteve perto de novo gol contra, mas com outro jogador. Ceará cobrou lateral direto para a área, Kadu desviou para trás de cabeça e acertou o travessão.
O segundo tento celeste veio pouco depois. Em jogada de Everton Ribeiro pela ponta esquerda, Egídio cruzou e Ricardo Goulart se antecipou à marcação: 2 a 0. Esse foi o sexto gol do camisa 28 no Brasileirão, o que o isola na artilharia.
O triunfo cruzeirense virou goleada aos 30 minutos da etapa final. Ricardo Goulart fez o lançamento, Everton Ribeiro dominou e bateu no canto esquerdo de Wilson: 3 a 0.
O Vitória descontou nos acréscimos. Em falta perto da meia-lua, Ayrton acertou o ângulo direito de Fábio, que esteve distante de conseguir alcançar a bola: 3 a 1.
CRUZEIRO 3 x 1 VITÓRIA
Cruzeiro
Fábio; Ceará, Manoel, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Everton Ribeiro (Tinga), Ricardo Goulart e Marquinhos (Dagoberto); Marcelo Moreno (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira
Vitória
Wilson; Ayrton, Alemão, Kadu e Tarracha; Adriano, Josa, José Welison e Richarlyson (Vander); Caio (Willie) e Dinei
Técnico: Jorginho
Gols: Alemão (contra), aos 16'; Ricardo Goulart, aos 27'; Everton Ribeiro, aos 30'; e Ayrton, aos 47' do 2º tempo
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 17 de julho de 2014
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Cartões amarelos: Richarlyson, José Welison e Alemão (Vitória)
Público presente: 25.810
Renda: não divulgada